Unicamp Diretoria Acadêmica

EE006 - Avaliação Educacional - 1S/2021 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

A escola, do ponto de vista de sua organização e do trabalho pedagógico; insere a avaliação neste contexto e discute a função ideológica da escola e dos processos de avaliação. São examinados os vários níveis de avaliação – em sala de aula, institucional e de redes de ensino. Discutem-se novas abordagens e práticas para o trabalho pedagógico que permitam visualizar novas formas de avaliação.

Bibliografia:

HOWLETT, M. A dialética da Opinião Pública: efeitos recíprocos da política pública e da opinião pública em sociedades democráticas contemporâneas. Opinião Pública, Revista do Cesop 6(2):171- 190, 2000.

JOHN, P. Analysing Public Policy. London/New York, Continuum, 2000.

LESTER, J. e outros (1987) Public policy implementation: evolution of the field and agenda for future research. Policy Studies Review 7(1):200 - 216.

LINDBLON, C. O processo de decisão política. Brasília, Ed. UNB, 1981

LINDER, S. H.; PETERS, B. G. (1987) Relativism, Contingency and the definition of sucess in implementation research. Policy Studies Review  7(1): 116-127.

LOBATO, L. Algumas considerações sobre a representação de interesses no processo de formulação de políticas públicas. Revista de Administração Pública 31 (1). Rio de Janeiro, jan/fev 1997.

MAJONE, G. Evidencia, argumentación y persuasión en la formulación de políticas. Mexico, Colegio Nacional de Ciencias Políticas y Administración pública: Fondo de Cultura Económica, 2005.

MARTINIC, S. Diseño y evaluación de proyectos sociales. México, Comexani-Cejuv, 1997.

MEDINA, A. M. Modelos e lentes: uma discussão sobre a análise da implementação de políticas públicas. Análise e Conjuntura 2(1): 40-55, Fundação João Pinheiro.

MERTENS, D. Research methods in education and psychology. London, Sage Publications, 1998.

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (1995) Avaliação do processo de implementação do Projeto "Inovações no Ensino Básico" e de algumas medidas da Escola-Padrão. Relatório final de pesquisa, Campinas, UNICAMP, mimeo.

OLIVEIRA, S. Formulação de políticas públicas educacionais: um estudo sobre a Secretaria da educação do Estado de São Paulo (1995/1998). Campinas, Unicamp, dissertação de mestrado, 1998.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 8

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 19:00 - 22:00

Docentes:

  • Geisa do Socôrro Cavalcanti Vaz Mendes
  • Mara Regina Lemes De Sordi

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00
23:00

Compartilhar: