CT144 - Mudança Tecnológica e Transformações Sociais: Questão Emprego e Trabalho - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

O objetivo deste curso é prover aos alunos base teórica e conhecimento empírico suficientes para a compreensão das relações entre inovação tecnológica, mudança organizacional, trabalho e emprego nas economias contemporâneas. O curso procura discutir as principais tendências da organização interna da empresa e da organização inter-empresas, buscando relacioná-las com a intensificação da inovação tecnológica. As implicações dessas tendências para o emprego, as qualificações e a educação são avaliadas, enfatizando-se a experiência brasileira. Esta discussão está articulada com as transformações em curso nas sociedades contemporâneas, fazendo um balanço do estado da arte dos estudos do trabalho

Bibliografia:

Brusco, S. (1982). “The emilian model: productive decentralisation and social integration”, Cambridge Journal of Economics, Academic Press: London, no. 6, pp. 167-184.

Capechi, V. (1989). “The Informal Economy and the Development of Flexible Specialization in Emilia-Romagna”, in Portes et alli (eds.) (1989). The Informal Economy: studies in advanced and less developed countries, The Johns Hopkins University Press: Baltimore e London.

Dicken, P. (2001) Global Shift, Transforming the World Economy, Paul Chapman Publishing Ltd, USA.

Gary Gereffi; Miguel Korzeniewicz (organizadores) Commodity Chains and Global Capitalism. Westport, CT: Praeger, 1994.

Hirata, Helena, Kergoat, Danièle (1998) La division sexuelle du travail revisitée, in Maruani, M. (sous la direction de) Les nouvelles frontières de l’inégalité. Hommes et femmes sur le marché du travail, Paris: La Découverte.

Kern, H. e Schumann, M. (1988) El fin de la división del trabajo. Racionalización en la producción industrial, Ministerio de Trabajo y Seguridad Social, Madrid.

Piore, M. e Sabel, C. (1984) The Second Industrial Divide. Possibilities for prosperity, Basic Books, New York. Schmitz, H. (1992). “modèle productif? Trajectoires et modèles industriels des constructeurs automobiles mondiaux, Paris: La Découverte, p.85-116.

Gitahy, L. (2000) A New Paradigm of Industrial Organization. The diffusion of Technological and Managerial Inovations in the Brazilian Industry, Comprehensive Summaries of Uppsala Dissertations from the Faculty of Social Sciences 93, Acta Universitatis Upsaliensis.

Ano de Catálogo: 2021

Tipo Oferecimento: Regular