Unicamp Diretoria Acadêmica

LP024 - Prática de produção textual acadêmica em Linguística Aplicada - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Princípios e práticas de produção de textos em gêneros acadêmicos-científicos da Linguística Aplicada, tais como: resumos, resenhas, artigos, papers, projetos de pesquisa, relatórios etc., exceto dissertação e tese. Compreensão do funcionamento de sistemas de avaliação às cegas e de classificação de periódicos, livros e eventos científicos. Estratégias para elaboração de propostas de financiamento a agências de fomento e para submissões a comitês de ética em pesquisa.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

BOULTON, A. Integrating corpus tools & techniques in ESP courses. ASp, V. 69, P. 111-135, 2016. 

BOULTON, A. Applying data-driven learning to the web. In: LEŃKO-SZYMAŃSKA, A; BOULTON, A (eds), Multiple Affordances of Language Corpora for Data-driven Learning. Amsterdam: John Benjamins, 2015. p. 267-295.

BOULTON, A & COBB, T. Corpus use in language learning: A meta-analysis. Language Learning, V. 67, n. 2, 2017, p. 348-393.

GARCEZ, P de M.: SCHULZ, L. Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. DELTA, v.31, p.1-34, 2015.

LILLIS, T. Ethnography as Method, Methodology, and “Deep Theorizing”: Closing the Gap Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v.25, n.3, p. 353–388, 2008.

MANN, S. A Critical Review of Qualitative Interviews in Applied Linguistics. Applied Linguistics, v. 32, n.1, February 2011, p. 6–24, 2011.

MOTTA-ROTH, D. et al. Uma análise de periódicos eletrônicos brasileiros nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Agrárias. Revista de Letras. UFC, v. 1, n. 2, p. 103-111, 2003.

RICHARDS, K.; ROSS, S.; SEEDHOUSE, P. Research methods for applied language studies. London: Routledge, 2012. 

SIGNORINI, I. Epistemologias da pesquisa no campo aplicado dos estudos da língua(gem). DELTA v.31(spe), p. iii-vi, 2015.

SWALES, J, .M.; FEAK, C.B. Academic writing for graduate students: Essential tasks and skills (3rd edn). Ann Arbor: University of Michigan Press, 2012.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 19

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 CL14

Docentes:

  • Marcia Rodrigues De Souza Mendonca

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL14
15:00 A - CL14
16:00 A - CL14
17:00 A - CL14
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: