Unicamp Diretoria Acadêmica

FE057 - Pesquisa e Produção de Conhecimento em Autorregulação da Aprendizagem - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Trata-se de uma disciplina orientada a compreensão crítica da produção do conhecimento na perspectiva da aprendizagem autorregulada, bem como dos limites e alcances de sua aplicabilidade ao contexto educativo. Terá como foco análise das questões metodológicas relacionadas ao planejamento da pesquisa científica, identificação dos problemas de pesquisa, diferentes delineamentos, possibilidades de mensuração e análise de dados referentes dos processos autorregulatórios em suas dimensões cognitiva e metacognitiva; motivacional e afetiva. Ênfase também será dada  a investigação dos problemas inerentes à tradução do conhecimento em ações no campo educacional.

Bibliografia:

IV) Bibliografia Básica:

Azzi, R. G. E Polydoro, S. A. J. Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006

Boruchovitch, E., Bzuneck, J. A., & Guimarães, S.E.R. (2010). Motivação para aprender: Aplicações no contexto educativo Editora Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro p.254. ISBN 978-85-326-3934-9.

Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (2009). Motivação do Aluno: Contribuições da da Psicologia Contemporânea. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,. 4ª edição.

Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (2010).Aprendizagem: Processos Psicológicos e o Contexto social na Escola, Editora Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro. ISBN 85.326.3039-1, 2ª edição

Martini, M.L., & Boruchovitch, E. (2004). A Teoria da Atribuição de Causalidade: Contribuições para a formação e atuação de educadores, Editora Alínea, Campinas SP.

ISBN 85-7516-097-4.

Schunk, D. H. & Zimmerman, B. J. (1994). Self-regulation of  Learning and Performance: Issues and Educational Applications. New Jersey. Lawrence Erlbaum Associates.

Sisto, F.F., Boruchovitch, E., Fini, L.D.T., Brenelli, R.P.,& Martinelli, S.C. (2010). Dificuldades de Aprendizagem no contexto Psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 6ª edição.

Zimmerman, B.J., Bembenutty, H; Cleary, T,J,; & Kitsantas, A. K. (2013). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: A tribute to Barry J. Zimmerman

Zimmerman, B. J. Bonner, S. & Kovach, R. (1996). Developing self-regulated learners: Beyond achievement to self-efficacy. Washington: American Psychology Association.

 

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 19

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 19:00 - 23:00

Docentes:

  • Evely Boruchovitch

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00 A -
23:00

Compartilhar: