Unicamp Diretoria Acadêmica

IR025 - História da Reabilitação e da Educação Especial - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudar as concepções de deficiência historicamente constituídas. Conhecer os modos de tratamento de pessoas com deficiências desde as sociedades greco-romanas até o século XXI. Analisar criticamente as iniciativas europeias de institucionalização de pessoas identificadas como diversas e estudar os primórdios das iniciativas de educação especial e treinamento de pessoas com deficiência. Discutir sobre os reflexos da institucionalização na educação especial e reabilitação no Brasil. Estudar o aprimoramento nos processos de diagnóstico e avaliação na educação especial e reabilitação. Estudar os movimentos de grupos organizados de pessoas com deficiência e a conquista de direitos.

Bibliografia:

ALMEIDA, MC. Saúde e reabilitação de pessoas com deficiência: políticas e modelos assistenciais. 2000. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Campinas, Campinas.

BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. (org.). A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.

BARASCH, M. Blindness: The history of a mental image in Western thought. London: Routledge, 2001.

BERBERIAN, AP. Fonoaudiologia e educação: um encontro histórico. São Paulo: Plexus, 1995.

BIANCHETTI, L. Os trabalhos e os dias dos deuses e dos homens: a mitologia como fonte para refletir sobre normalidade e deficiência. Revista brasileira de educação especial, UNESP – Marília, v.7, n.1, 2001.

BIANCHETTI, L; FREIRE, IM (Org.).  Um olhar sobre a diferença. Campinas: Papirus, 2003.

BODGAN, R. Freak show: presenting human oddities for amusement and profit. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

BYROM, B. A pupil and a patient: Hospital-schools in progressive America. In: P. K. Longmore, &L. Umansky (Eds.), The new disability history: American perspectives (pp. 133–156). New York: New York University Press, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

GLAT R; FERNANDES E.M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Revista Inclusão no 1, 2005, MEC/ SEESP.

DINIZ, D.; BARBOSA, LE; SANTOS, W. R. dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos. 2009. v.6, n. 11, p. 65-77.

DOWN, J. L. Mental affections of childhood and youth. Being the Lettsomian Lectures delivered before the Medical Society of London in 1887. Together with other papers. London: MacKeith Press, 1990/1987.

GARLAND, R. The eye of the beholder: deformity and disability in the graeco-roman world. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1995.

JANNUZZI, G. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

JANNUZZI, G. Educação do deficiente no Brasil: primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

KOVEN, S. Remembering and dismemberment: crippled children, wounded soldiers and the Great War in Great Britain. The American historical review.v.99, n.4, 1994.

LINTON, S.. Claiming disability: Knowledge and identity. New York: New York University Press, 1998.

LONGMORE, PK.; UMANSKY, L. (Org.).The new disability history: American perspectives. New York: New York University Press, 2001.

MAZZOTTA, M. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVER, FC. et al. Participação e exercício de direitos de pessoas com deficiência: análise de um grupo de convivência em uma experiência comunitária. Interface (Botucatu). 2004; 8(15):p.275-288.

OTHERO, MB;  AYRES, JR de CM. Necessidades de saúde da pessoa com deficiência: a perspectiva dos sujeitos por meio de histórias de vida. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.40, pp. 219-234.  

PACHECO, KMB; ALVES VLR. The history of disability, from marginalization to social inclusion: a change in paradigma. Acta fisiátrica. 14(4), dez. 2007.

PESSINI L; FERRARI MAC; GONÇALVES MJ. Rehabilitation - from a Historical Outlook to Contemporaneous Challenges. Mundo saúde (Impr.) :1-3, 2006.

PESSOTTI, I. Deficiência mental: da superstição à ciência. 2ª Edição. São Paulo: ABPEE, 2013.

RÉE, J. I see a voice: Deafness, language and the senses – A philosophical history. New York: Henry Holtand Company, 2000.

SMITH DD. Introdução à Educação Especial: Ensinar em Tempos de Inclusão. Rio de Janeiro. Artmed, 2008.

SOUTHWORTH, J. Fools and jesters at the English court. Londres: Sutton Publishing, 1998.

TRENT JR., J. W. Inventing the feeble mind: a history of mental retardation in the United States. Berkeley: University of California Press, 1994.

WRIGHT, D. Mental dis

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 12

Número mínimo de alunos: 4

Número de alunos matriculados: 13

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Adriana Lia Friszman De Laplane
  • Lucia Helena Reily

Reservas:

  • 36 - Saúde , I. Reabilitação - AA
  • 90 - Saúde , I. Reabilitação - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: