Unicamp Diretoria Acadêmica

EE040 - Matemática Escolar e Materiais Curriculares - 5A/2019 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

A matemática escolar: conceitos e propriedades; significados e valores; importância para a Educação Básica e para a vida. Modismos, crendices e tendências no ensino da Matemática. Materiais curriculares e recursos didáticos numa perspectiva didático-pedagógica de valorização da prática escolar.

Bibliografia:

ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. A matemática  na Educação Básica. Portugal: Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, 1999.

AFONSO, P. Avaliação em Matemática: novas prioridades no contexto educativo de Portugal. Educação matemática em Revista. SBEM, ano 9, n. 12, p. 59-68, jun./2002.

ALSINA, C. et al.  Enseñar matemáticas. 2.ed. Barcelona: Editorial Graó, 1998.

ÁVILA, G. Objetivos do ensino da Matemática. Revista do professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática, n.27, 1º quadrimestre 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SED, 1997.

BRITO, M. R. F. (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 2.ed. Campinas: Alínea, 2010.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. 9.ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1989.

CASCALLANA, M. T. Iniciación a la matemática: materiales e recursos didácticos. Madri: Santillana, 1998.

CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. 2. ed. Trad. Gabriela Wondracek Linck. Porto Alegre: Penso, 2015.

CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

D’AMBROSIO, B.S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n.1, p.35-41, mar. 1993.

D’AMORE, B. Elementos de didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

DUHALDE, M. H.; CUBERES, M. T. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à educação infantil. Trad. Maria Cristina Fontana. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 28

Número de alunos matriculados: 12

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Miriam Cardoso Utsumi
  • Sérgio Apparecido Lorenzato

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: