EE022 - Cultura, Escola e Formação II - 5A/2019 Imprimir

Mestrado Profissional

Problematizar o conceito de formação e suas relações com a escola. Tematizar as práticas de formação propostas pelos diversos atores escolares, como acontecem no cotidiano escolar e quais relações com as práticas educativas instauradas no seio da cultura e da sociedade.

Bibliografia:

BAKHTIN, M. 2003. Estética da criação verbal. 4ª ed., SP, Martins Fontes, 476 p.

BRAGANÇA, I.F.S. 2008. Histórias de vida e formação de professores/ as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: E.C. SOUZA; A.C.V. MIGNOT (orgs.), Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro, Quartet/FAPERJ, p. 65-88. ALVES, G. L. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

AQUINO, J. G. (org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Ed., 1998.

BOAS, F. Antropologia Cultural. CASTRO, C. (organização, apresentação, tradução.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004

CALVINO, I. 2003. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo, Companhia das Letras, 141 p.

CANDIDO, A. 2002. Textos de intervenção. São Paulo, Editora 34, 392 p.

FLEURI, R. M. (org.) Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LARROSA, J. 2001. Os paradoxos da autoconsciência. In: J. LARROSA, Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed., Belo Horizonte, Autêntica, p. 21-43.

MANGUEL, A. 2000. No bosque do espelho: ensaios sobre as palavras e o mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 295 p.

MANGUEL, A. 2011. Toda biblioteca é uma autobiografia. Revista Educação, 165:1-4. Disponível em: http://revistaeducacao.locaweb.com.br/textos.asp?codigo=13065.

NOGUEIRA, E.G.D.; PRADO, G.V.T.; CUNHA, R.C.O.B.; SOLIGO, R. 2008. A escrita de memoriais a favor da pesquisa e da formação. In: E.C. SOUZA; A.C.V. MIGNOT (orgs.), Histórias de vida e formação de professores. Rio da Janeiro, Quartet/FAPERJ, p. 169-196.

NÓVOA, A. 2010. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: A. NÓVOA; M. FINGER (orgs.), O Método (auto)biográfico e a Formação. Natal/São Paulo, EDUFRN/Paulus, p. 155-188.

PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. 2007. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação... In: G.V.T. PRADO; R. SOLIGO (orgs.). Porque escrever é fazer história. Campinas, Alínea, p. 45-60. PRADO, G.V.T.; CUNHA, R.C.O.B.; FERREIRA, C.R. 2011. Narrativas docentes e saberes cotidianos no espaço escolar. In: M.L. SUSSEKIND; A. GARCIA (orgs.), Universidade-Escola: diálogo e formação de professores. Petrópolis/Rio de Janeiro, De Petrus et alii/FAPERJ, p. 135-154.

VEIGA-NETO, A. 1996. Literatura, experiência e formação (entrevista com Jorge Larrosa). In: M.V. COSTA (org.), Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre, Mediação, p. 133-161.

Ano de Catálogo: 2019

Tipo Oferecimento: Regular

Não possui horários cadastrados.

• Guilherme Do Val Toledo Prado

Esta disciplina não possui horário.