Unicamp Diretoria Acadêmica

EH029 - Metodologia de Pesquisa e Práticas em Educação para Geoconservação - 5A/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina visa apresentar metodologias de pesquisa participativas de forma que os alunos conheçam seus pressupostos teóricos e elaborar atividades práticas aplicadas à pesquisa. A partir da aplicação destas metodologias é possível avaliar sua eficácia por critérios e indicadores qualitativos e quantitativos, visando elaborar estratégias para a conservação do patrimônio geológico, considerando os referenciais teóricos da área. A reflexão e análise crítica das metodologias de pesquisa, bem como sua aplicação em diferentes situações visam colaborar com a formação profissional, considerando as múltiplas conexões na relação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente. 
Justifica-se em face da necessidade de ampliar as questões metodológicas nesse campo de conhecimentos para além da valorização e monitoramento de patrimônios. Considera-se, na formação de profissionais, a importância de compreender as dinâmicas socioambientais locais nesse processo, visando o envolvimento das comunidades, com ferramentas e propostas didáticas participativas, na elaboração de estratégias colaborativas para geoconservação e cultura de sustentabilidade. 

Bibliografia:

BACCI, D.L.; JACOBI, P.R.; SANTOS, V.M.N. (2013). Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p.227-243, novembro 2013.

BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.

BRILHA, J. Inventory and Quantitative Assessment of Geosites and Geodiversity Sites: a Review. Geoheritage. 2015. Publicação online.

GRAY, M. “Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature”. Edt. John Wiley and Sons, Chichester, England, 2004. 

JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção do pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.233250, mai/ago. 2005. 

JACOBI, P.R. (Org.). (2011). Aprendizagem Social – Diálogos e ferramentas participativas: aprender juntos para cuidar da água. São Paulo: IEEUSP. 

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 1

Número de alunos matriculados: 3

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 09:00 - 18:00
  • Terça 09:00 - 18:00
  • Quarta 09:00 - 18:00
  • Quinta 09:00 - 18:00
  • Sexta 09:00 - 18:00

Docentes:

  • Vânia Maria Nunes dos Santos

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - A - A - A - A -
10:00 A - A - A - A - A -
11:00 A - A - A - A - A -
12:00 A - A - A - A - A -
13:00 A - A - A - A - A -
14:00 A - A - A - A - A -
15:00 A - A - A - A - A -
16:00 A - A - A - A - A -
17:00 A - A - A - A - A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: