Unicamp Diretoria Acadêmica

LP009 - Ensino-Aprendizagem de Português como Segunda Língua e Língua Estrangeira - 2S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Panorama do ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira/ segunda língua em contextos diversos, incluindo aspectos da institucionalização da área e políticas linguísticas no Brasil e no exterior. Abordagens contemporâneas de ensino, produção e análise de materiais didáticos, e avaliação.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da SIPLE. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.siple.org.br /index.php?option =com_content&view=article&id=309:o-ensino-de-portugues-como-lingua-de-acolhimento-para-refugiados&catid=70:edicao-7&Itemid=113>. Acesso em: 06 mar. 2015.

BAENINGER, R; et al. (Orgs). Migrações Sul-Sul. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018.

CAVALCANTI, M. C.; MAHER, T. M. (Orgs.). Multilingual Brazil. Language resources, identitites and ideologies in a globalized world. New York and London: Routledge, 2018. 

CRISTÓVÃO, V. L. L.; DIAS, R. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira. Múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 265-304.

KRAMSCH, C. The cultural component of language teaching. Language, Culture and Curriculum, v. 8, n. 2, p. 83–92, jan. 1995. 

MATTOS, A. M. de A.; VALÉRIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e intersecções. RBLA, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.  

MOITA LOPES, L.P. (Org.) O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.

SCARAMUCCI, M. V. R. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras línguas. Digilenguas, v. 12, p. 48-67, 2012. 

SILVA, I. R.; FAVORITO, W. Reflexões Sobre o Estatuto das Línguas nos Contextos Bimultilíngues de Educação para Surdos no Brasil. Línguas e Letras, v. 19, n. 44, p. 149-167, 2018. 

ZOPPI-FONTANA, M. G. O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: RG, 2009, p. 13-41. 

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 7

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 13:00 - 17:00 CL14

Docentes:

  • Ana Cecilia Cossi Bizon

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00 A - CL14
14:00 A - CL14
15:00 A - CL14
16:00 A - CL14
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: