NI213 - Imunometabolismo - 2S/2019 Imprimir

Nosso entendimento das vias moleculares que governam o metabolismo energético e a imunologia evoluíram em grande parte em paralelo e hoje sabemos que existe uma estreita interação entre processos imunológicos e metabólicos. Sabe-se que a obesidade leva a alterações imunológicas derivadas da modulação tanto do sistema imune inato como adaptativo e promove o desenvolvimento de anormalidades metabólicas, culminando em aumento da susceptibilidade à diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes e câncer. Também é cada vez mais claro que a função das células do sistema imunológico é largamente determinado pelo metabolismo celular e sistêmico.

Esta disciplina irá fornecer conceitos básicos e avançados de como o metabolismo influencia a resposta imune e como componentes imunológicos alteram o metabolismo sistêmico. O curso irá focar nos mecanismos moleculares que governam o metabolismo que fundamentam o funcionamento das células imunes, incluindo fosforilação oxidativa, metabolismo de aminoácidos, vias das pentoses, lipólise e lipogênese e glicólise. As vias metabólicas e imunológicas se cruzam em vários níveis e sua regulação é regulada por várias vias de sinalização hormonal que envolvem receptores específicos e adipocinas como PPARs, LXRs, leptina, grelina, adiponectina, RBP4, dentre outros que serão discutidos durante o curso. Finalmente, o conceito de imunometabolismo será aplicado a várias condições patológicas como em doenças autoimunes, obesidade e infecções.

Perídicos da área de estudo como: Science, nature, cell, nature immunology, cell metabolism, immunity, dentre outros.

Ano de Catálogo: 2019

Turma: PMV Vagas: 30