Unicamp Diretoria Acadêmica

BN007 - Práticas e/ou Estratégias Alternativas de Ensino e Aprendizagem de Biologia - 1S/2019 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Práticas contemporâneas de ensino em diferentes áreas de Biologia, incluindo ensino não-formal. Estudo teórico e/ou prático de estratégias alternativas e metodologias de ensino/aprendizagem aplicados à Biologia, os quais não constam das disciplinas regulares do Programa.

Bibliografia:

ALBERTS, B. Redefining Science Education. Science v. 323, Jan. 2009, p. 437. ALBERTS, B. An Education that inspires. Science v. 330, Out. 2010, p. 427.
BASTOS, F.; NARDI, R. (Org.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo, SP: Escrituras, 2008. 383 p.
CARVALHO, A. D. (Orgs.) Ensino e Pesquisa em Ciências e Biologia na Educação Básica. Teresina: EDUFPI, 2014.KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2005.
COSENZA, R.; GUERRA, L.B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
ILLERIS, K. (ed). Teorias contemporâneas da aprendizagem. 1a Edição. Porto Alegre: Penso, 2013
MARANDINO, M. ; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARTHA MARANDINO, SANDRA ESCOVEDO SELLES E MÁRCIA SERRA FERREIRA. Ensino de Biologia - Histórias e Práticas em Diferentes Espaços Educativos - Editora Cortez, 2009. Isbn 9788524915307
BRASIL - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Richard E. Mayer Multimedia Learning (2nd edition) (2009)
Ciência em Sintonia – Guia para montar um programa de rádio sobre ciências - http://www.museudavida.fiocruz.br/media/ciencia_em_sintonia _web2.pdf Cadernos de Informática – Curso de ilustração digital
Periódicos importantes: Ciência & Educação; Educação em Revista; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Ciências e Cognição; International Journal of Science Education; Journal of Research in Science Teaching; Research in Science Education.
Artigos científicos de periódicos indexados de circulação nacional e internacional serão indicados durante a disciplina de acordo com a prática ou estratégia metodológica a ser explorada

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 2

Turma: ACR Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 10

Número de alunos matriculados: 5

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 16:00 - 17:00

Docentes:

  • Antonio Carlos Rodrigues De Amorim

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00 ACR -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: