Ementa:
Introdução à Linguística do Corpus. Critérios para compilação de corpora. Corpora de aprendizes. Ferramentas de análise de corpora. Ferramentas on-line de e corpora. Ferramentas de extração de dados de mídias sociais. Rede e fluxos de informação em mídias sociais.
Bibliografia:
Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.
ADOLPHS, S.; DAWN, K. Building a spoken corpus: what are the basics? In O’KEEFFE, A.; MCCARTHY, M. (Org) The Routledge handbook of corpus linguistics, London:. Routledge, 2010. P. 59–65.
BENINGER, K. Views on the ethics of social media research. In LUKE, S. ; QUAN-HAASE, A. (Org) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. London: SAGE, 2017.
BERBER-SARDINHA, T. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004..
BORGATTI, S. P.; LOPEZ-KIDWELL, V. Network Theory. In The SAGE Handbook of Social Network Analysis, SCOTT, J.; CARRINGTON, P. London: SAGE, 2014. p. 40–54
Boyd, Danah, e Kate Crawford. 2012. “Critical questions for big data: Provocations for a cultural, technological, and scholarly phenomenon”. Information Communication and Society 15 (5): 662–79. https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.678878.
BUZATO, M. E. K. Data sotrytelling e a datificação de tudo: Um Gênero Bastardo de Mâe Narrativa e Pai Banco de Dados. In LIMA-LOPES, R. E; BUZATO, M. E. K. (orgs). Gênero Reloading. Campinas: Pontes, 2018, p. 95–124.
GABARDO, M,; LIMA-LOPES, R. E Ni una menos: ciência das redes e análise de um coletivo feminista. Humanidades & Inovação, v.5, n. 3, 2014, p. 44–58.
KITCHIN, . Big Data, new epistemologies and paradigm shifts. Big Data & Society v. 1, n. 2, p. 1–12
LÉVY, P. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista Famecos. V. 9, p. 37–49.
LIMA-LOPES, R. E. “O Conservadorismo como ideologia: Contribuições da ciência das redes para a linguística sistêmico funcional”. Letras v. 28, p. 56, 2017, p. 43–69.
_____. Análise de registro e ciência das redes estudando um grupo de whatsapp dedicado à produção de cerveja artesanal”. Hipertextus Revista Digital v.16, 2018, p 134–61.
———.Apontamentos sobre mídias digitais: qual caminho para o Gênero 2.0 In LIMA-LOPES, R. E; BUZATO, M. E. K. (orgs). Gênero Reloading. Campinas: Pontes, 2018.
MARIN, A.; WELLMAN, B. Social Network Analysis: An Introduction In SCOTT, J.; CARRINGTON, P. (Oeg) The SAGE Handbook of Social Network Analysis. London: SAGE, 2014. p. 11-25
MAYR, P.; WELLER, K. Think Before You Collect: Setting Up a Data Collection Approach for Social Media Studies In In LUKE, S. ; QUAN-HAASE, A. (Org) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. London: SAGE, 2017, p. 107–24
MCCAY-PEET, L.; QUAN-HAASE, A. What is Social Media and What Questions Can Social Media Research Help Us Answer. In LUKE, S. ; QUAN-HAASE, A. (Org) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. London: SAGE, 2016
MEIKLE, G. Social Media: Communication, Sharing and Visibility.. London: Routledge, 2016.
SCOTT, J. What Is Social Network Analysis? London; New York: Bloomsbury Academic, 2013.
Ano de Catálogo: 2019
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 6
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - CL17 | |||||
10:00 | A - CL17 | |||||
11:00 | A - CL17 | |||||
12:00 | A - CL17 | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |