Unicamp Diretoria Acadêmica

LP136 - Multimodalidade e Construção de Sentidos no Meio Digital - 1S/2019 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Introdução ao problema da multimodalidade no ambiente tecno-comunicacional. Fundamentos para análise estrutural, funcional, semiótica e/ou discursiva da multimodalidade. Particularidades da multimodalidade utilizada em ambiente tecno-comunicacional.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

BAZALGETTE, C.; BUCKINGHAM, D. Literacy, media and multimodality: A critical response. Literacy, v. 47, n. 2, p. 95–102, 2013. 

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social semiotic frame. New York: Routledge, 2015. 

HART, C. The visual basis of linguistic meaning and its implications for critical discourse studies: Integrating cognitive linguistic and multimodal methods. Discourse & Society, v. 27, n. 3, p. 335–350, maio 2016. 

JEWITT, C. Multimodality and Literacy in School Classrooms. Review of Research in Education, v. 32, n. 2008, p. 241–267, 2008. 

JEWITT, C. Multimodality and Digital Technologies in The Classroom. In: SAINT-GEORGES, I. DE; WEBER, J.-J. (Eds.). Multilingualism and Multimodality: Current Challenges for Educational Studies. Rotterdam: Sense Publisher, 2013. p. 141–152. 

KRESS, G. Recognising Learning: A Perspective from a Social Semiotic Theory of Multimodality. In: SAINT-GEORGES, I. DE; WEBER, J.-J. (Eds.). Multilingualism and Multimodality: Current Challenges for Educational Studies. Rotterdam: Sense Publisher, 2013. p. 119–140. 

KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, v. 28, p. 49–71, 2015. 

LEMKE, J. Multimedia Literacy Demands of the Scientific Curriculum. Linguistics and education, v. 10, n. 3, p. 247–271, 1998. 

LEMKE, J. Toward Critical Multimedia Literacy: Technology, Research and Politics. In: MCKENNA, M. C.; LABBO, L. D.; KIEFFER, R. D.; REINKING, D. (Eds.). Int. Handb. Lit. Technol. Vol. II. London: LEA, 2006a. p. 3–14. 

LEMKE, J. Multimedia and discourse analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (Eds.). . The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge handbooks in applied linguistics. London ; New York: Routledge, 2012. p. 79–89. 

LIMA-LOPES, R. E. Explorando o Significado Tipográfico em Gêneros Escritos: Potencialidades e Regularidades. In: LIMA-LOPES, R. E.; FISCHER, C. R.; GAZOTTI-VALLIM, M. A. (Eds.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 103–140. 

LIMA-LOPES, R. E.  Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais. DELTA, v. 32, n. 2, p. 325–354, ago. 2016. 

LIMA-LOPES, R. E.  Dispositivos de leitura digital e seu uso por um indivíduo com necessidades especiais de visão. Veredas on-line, v. 21, n. 1, p. 144 – 163, 2017. 

MACHIN, D.; LEEUWEN, T. VAN. Multimodality, politics and ideology. Journal of Language and Politics, v. 15, n. 3, p. 243–258, 2016. 

NORRIS, S.  Analyzing Multimodal Interaction: A methodological framework. New York: Routledge, 2004. 

PRIOR, P. Moving multimodality beyond the binaries: A response to Gunther Kress’ “Gains and Losses”. Computers and Composition, v. 22, n. 1, p. 23–30, 2005. 

STÖCKL, H. In between modes: Language and image in printed media. Perspectives on multimodality, p. 9–30, 2004.

Ano de Catálogo: 2019

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 8

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 CL11

Docentes:

  • Roxane Helena Rodrigues Rojo

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL11
15:00 A - CL11
16:00 A - CL11
17:00 A - CL11
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: