Unicamp Diretoria Acadêmica

EE051 - Políticas de Educação para a Infância - 2S/2018 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo das políticas educativas para as crianças de tenra idade através da análise dos condicionantes da ação do Estado e dos programas governamentais na história republicana brasileira.

Bibliografia:

ADRIÃO, T.; DOMICIANO, C. A. . Atendimento à educação infantil em São Paulo: abordando o subsídio público ao setor privado. In: Flavio Caetano da Silva. (Org.). O financiamento da educação básica e os programas de transferencias voluntárias. 1ed. São Paulo: Xama Editora, 2011.

ADRIAO, Theresa et al . Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de "sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educ. Soc.,  Campinas,  v. 30,  n. 108, out.  2009.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?

ARCE, Alessandra e JACOMELI, Mara Regina Martins. Educação Infantil versus educação escolar?: entre a (dês)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

ARCE, Alessandra e MARTINS, Ligia M. Ensinando aos Pequenos de Zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alinea, 2009.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força – Rotinas na Educação Infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

BASSI, Marcos Edgar. Financiamento da educação infantil em seis capitais Brasileiras. Cad. Pesqui.,  São Paulo,  v. 41,  n. 142, Apr.  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100007&lng=en&nrm=iso>. access on  06  Aug.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100007.

BONDIOLI, Anna (org.) O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudo de casos; Tradução de Fernanda L. Ortale e Ilse Paschoal Moreira; revisão técnica de Ana Lúcia Goulart de Faria e Elisandra Girardelli Godoi. – São Paulo: Cortez, 2004.

BONDIOLI, Anna. MANTOVANI, Suzanna. Manual de Educação Infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Borghi, R. ET AL . SUBSÍDIOS PÚBLICOS PARA INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MUNICÍIPOS PAULISTAS, 2013, p. 17p (no prelo)

BRASIL, CNE. Parecer n. 20, de 01 de dezembro de 2009a. Revisão das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.

BRASIL, CNE. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009b. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.

BRASIL, Emenda Constitucional 59/2009. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.

BRASIL, Lei 10.172/01 – Aprova o Plano Nacional de Educação.

 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 5

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sábado 09:00 - 12:00 ED16

Docentes:

  • Adriana Missae Momma

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - ED16
10:00 A - ED16
11:00 A - ED16
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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