Ementa:
Estudo das políticas educativas para as crianças de tenra idade através da análise dos condicionantes da ação do Estado e dos programas governamentais na história republicana brasileira.
Bibliografia:
ADRIÃO, T.; DOMICIANO, C. A. . Atendimento à educação infantil em São Paulo: abordando o subsídio público ao setor privado. In: Flavio Caetano da Silva. (Org.). O financiamento da educação básica e os programas de transferencias voluntárias. 1ed. São Paulo: Xama Editora, 2011.
ADRIAO, Theresa et al . Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de "sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, out. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?
ARCE, Alessandra e JACOMELI, Mara Regina Martins. Educação Infantil versus educação escolar?: entre a (dês)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
ARCE, Alessandra e MARTINS, Ligia M. Ensinando aos Pequenos de Zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alinea, 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força – Rotinas na Educação Infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
BASSI, Marcos Edgar. Financiamento da educação infantil em seis capitais Brasileiras. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 142, Apr. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100007&lng=en&nrm=iso>. access on 06 Aug. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100007.
BONDIOLI, Anna (org.) O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudo de casos; Tradução de Fernanda L. Ortale e Ilse Paschoal Moreira; revisão técnica de Ana Lúcia Goulart de Faria e Elisandra Girardelli Godoi. – São Paulo: Cortez, 2004.
BONDIOLI, Anna. MANTOVANI, Suzanna. Manual de Educação Infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Borghi, R. ET AL . SUBSÍDIOS PÚBLICOS PARA INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MUNICÍIPOS PAULISTAS, 2013, p. 17p (no prelo)
BRASIL, CNE. Parecer n. 20, de 01 de dezembro de 2009a. Revisão das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
BRASIL, CNE. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009b. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
BRASIL, Emenda Constitucional 59/2009. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.
BRASIL, Lei 10.172/01 – Aprova o Plano Nacional de Educação.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 5
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - ED16 | |||||
10:00 | A - ED16 | |||||
11:00 | A - ED16 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |