IR021 - Atenção Integral e Reabilitação da Infância à Senescência - 2S/2018 Imprimir

Exercício analítico e crítico do processo de reabilitação da infância à senescência no contexto das políticas públicas de saúde. Atualização no acompanhamento terapêutico em fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e áreas afins. Atendimento individual e grupal. Análise de atividades terapêuticas. Atenção integral e humanizada: discussão de casos clínicos em uma perspectiva multi e interdisciplinar. A família no processo terapêutico

ALMEIDA, SMVT de; MATUMOTO, MA de S. Pessoas com Deficiencia – Politicas de Atenção à Saúde, Interfaces e Competencia da Fonoaudiologia. In: MARCHESAN, IQ; SILVA, HJ da; TOMÉ, MC. (orgs.) Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014, p.750-757.

ANÉAS TV, AYRES JRCM. Significados e sentidos das práticas de saúde. Interface – Comunic., Saúde, Educ. 2011; 15(38): 651-62.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 44 p.(Série B. Textos Básicos de Saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Trabalho e redes de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 44 p.(Série B. Textos Básicos de Saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008a. 72 p. – (Série E. Legislação em  Saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008b. 72 p. – (Série B. Textos Básicos de Atenção à Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 8)

BRASIL. Ministério da Justiça. CORDE – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Relatório sobre a prevalência de deficiências, incapacidades e desvantagens. Associação Fluminense de Reabilitação. Niterói. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/pdf/Rel_Pesquisa.pdf. Acesso em  05/09/2010.

CARDOSO, F. Coletivo de cuidados e o setting terapêutico na clínica fonoaudiológica. (Dissertação) Mestrado em Fonoaudiologia. PUC – SP, São Paulo, 2009.

CECCIM, RB. Equipe de Saúde: a perspectiva entre-disciplinar na produção dos atos terapêuticos. In: Pinheiro R, Mattos RA. (Org.). Cuidado: As Fronteiras da Integralidade. Rio de Janeiro: Cepesc/Uerj- Abrasco; 2005, p. 259-78

CHUN, RYS; NAKAMURA, HY. Cuidado na Promoção da Saúde – Questões para a Fonoaudiologia. In: MARCHESAN, IQ; SILVA, HJ da; TOMÉ, MC. (orgs.) Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014. p.744-749.

JURDI, APS; AMIRALIAN, MLTM. Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade. Interface – Comunic., Saúde, Educ. 2013; 17(45): 275-86.

KARA-JOSÉ N., RODRIGUES MLV. (Orgs.) Saúde ocular e prevenção da cegueira. Rio de Janeiro: Cultura Medica, 2009. 442p.

MATTOS RA .  Os sentidos da Integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: PINHEIRO R; MATTOS RA de (Orgs.). Os Sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS: ABRASCO, 2001, p.39-64.

MONTILHA RCI, NOBRE MIRS, GAGLIARDO HGRG. Atuação terapêutico-ocupacional junto a pacientes com  transtornos da visão. In: DE CARLO MMRP, LUZO MCM (Orgs.). Terap

Ano de Catálogo: 2018

• Quinta 14:00 - 17:00 FM63