BN006 - Tópicos Especiais no Ensino de Biologia - 1S/2018 Imprimir

Mestrado Profissional

Cognição à luz da neurociência e das ciências da educação. A aprendizagem como um processo pessoal de representação mental do conhecimento e suas implicações metodológicas. A aprendizagem significativa e a sua relação com as principais teorias da aprendizagem (interacionismo, socioconstrutivismo, epistemologia genética, psicanálise, psicogenética, pós-construtivismo). Cognição, linguagem, afeto e motivação na dinâmica do aprender. Saberes, conhecimentos, competências e habilidades. Abordagens ativas no processo de aprendizagem.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, n. 4, p. 3-12, junho/2011. LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, mar/abr 1996. MIZUKAMI, Maria das Graças N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1985. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999. VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16 ed. São Paulo: Libertad, 2006. __________. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2009. VEIGA, Ilma Passos. Técnicas de ensino. Por que não? Campinas: Papirus, 1991. __________. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006. ZABALA, Antoni. Conteúdos e sua tipologia. In: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 41-48. ILLERIS, K. (ed). Teorias contemporâneas da aprendizagem. 1a Edição. Porto Alegre: Penso, 2013.

Ano de Catálogo: 2018

Turma: ACR Vagas: 20