Ementa:
Introdução às ciências sociais, as ciências sociais e suas interfaces com a área da saúde, os determinantes socioculturais da saúde das populações, as relações profissionais de saúde-clientes/usários, intervenções nos grupos e sociedade por meio da educação e promoção da saúde.
Bibliografia:
Dias R. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson: Prentice Hall, 2ª ed. 2010; Giddens A. Sociologia. 4ª ed. Artmed: Penso, 2005; Helman CG. Cultura, Saúde e Doença. 5ª ed. Artmed, 2009; Le Breton D. A sociologia do corpo 4. ed. 2010; Nunes, ED. Sobre a sociologia da saúde: origens e desenvolvimento, 2. ed. 2007; Philippe A, Herzlich C. Sociologia da doença e da medicina. Bauru: Edusc, 2001; Queiroz M. Saúde e doença: um enfoque antropológico. Bauru: Edusc, 2003; Minayo MCS, Coimbra Jr. CEA (org.) Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas na América Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2005; Alves PCB, Rabelo MC. Antropologia da saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro:Fiocruz, 1998; Botazzo C, Freitas SFT (org). Ciências sociais e saúde bucal: questões e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1998; Croucher R, Kent G. Achieving oral health: the social context of dental care. 3rd ed. Edinburgh: Wright, 1998; Cardoni, MOG. Prácticas sociales en salud bucal. Hacia una sociologia de la salud : experiencias en el trabajo de campo en salud bucal. Para una sociedad mas justa y solidaria, 2012; Soares ED. Meu paciente, meu amigo ou meu vilão? São Paulo, SP: Livronovo, 2009; Valla VV (org). Saúde e Educação. Rio de Janeiro: DP & A editora, 2000; Paim JS, Almeida-Filho N. Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Medbook, 2014; Pelicioni MCF, Mialhe FL. Educação e Promoção da Saúde: Teoria e Prática. São Paulo: Santos, 2012; Bastable SB. O enfermeiro como educador. 3ª ed. Artmed, 2010; Barata, R. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2009; Costa DC, Freitas CM (org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2009; Laverack G. Promoção de saúde: poder e empoderamento. Lisboa: Lusodidacta, 2008; Moysés ST, Kusma SZ (org.) Ambientes saudáveis em Curitiba: experiências de sucesso de ações intersetoriais de promoção da saúde e desenvolvimento local. Curitiba, PR: [s.n.], 2009; Silva RC. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo, SP: Vetor, 2002; Vasconcelos EM (org.) Educação popular e a atenção a saude da familia. 3. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2006; Nuto SAS, Calvasina PG, Barbosa H. Saber cuidar de gente não só de dente! Um (re) pensar na relação dentista-paciente. Fortaleza: Universidade de Fortaleza; 2002; Miranda N, Loureiro I. Promover a saúde: dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina, 2010; Corcoran N (org). Comunicação em saúde: estratégias para promoção de saúde. São Paulo, SP: Roca, 2011.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 4
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 2
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: -1
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | B - | |||||
15:00 | B - | |||||
16:00 | B - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |