Unicamp Diretoria Acadêmica

EE024 - Teoria e Prática da Pedagogia Histórico-Crítica - 1S/2018 Imprimir

Mestrado Profissional

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo da construção coletiva dos fundamentos teóricos e práticos da pedagogia histórico-crítica, considerando os aspectos filosóficos, psicológicos e didáticos e sua adequação aos níveis e modalidades de ensino.

Bibliografia:

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. . Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Alínea. 2009. p. 93-121.

MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=113

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. In: FERNANDES, F. (Org.) Marx e Engels: História. 2. ed. São Paulo: Ática. 1984.

PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil. Doutorado em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Letras. Araraquara, 2010. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030079P2/2010/pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf

SACCOMANI, M.C.S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. 2014. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.

SANTOS, C. F. (Org.). Crítica ao esvaziamento da educação escolar. Salvador: EDUNEB, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 40. ed. (comemorativa). Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan/abr 2007, p. 152-180. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 43

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Jose Claudinei Lombardi
  • Mara Regina Martins Jacomeli

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: