RI028 - Guerra e Estratégia - 1S/2018 Imprimir

Esta disciplina pretende orientar o aluno na compreensão dos principais conceitos e princípios específicos desta área de estudos. Tentar-se-á levar o aluno pela historia de la guerra e da estratégia conhecendo de maneira direta os principais pensadores em cada período. A classificação tipológia, tanto da guerra, quanto da estratégia, será apresentada diretamente pelos autores lidos procurando o debate crítico em sala de aula. Finalmente, pretende-se discutir as novas formas que assumiu a guerra e as diferentes estratégias que se desenvolvem no confronto assimétrico que caracteriza a contemporaneidade. CONTEÚDO BÁSICO I.Teoria Estratégica, II.Evolução histórica da guerra e da estratégia, III.Estratégia e Tática IV.A guerra clássica, V.A guerra fria VI.A guerra assimétrica, VII.A guerrilha VIII.O terrorismo IX.As guerras do futuro

ARON R. Paz e Guerra entre as Nações. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986. Especialmente Parte I (Teoría, Conceptos y Sistemas)

----------Pensar la Guerra, Clausewitz. volumen 1 e 2. Brasilia, Editora Universidade de Brasilia, 1986.

BEAUFRE, A., Gral: Disuasión y estrategia, Bs. As., Ed. Pleamar, 1980.

-------------------: Introducción a la Estrategia, Bs. As., Ed. Struhart & Cia., 1982.

-------------------: Stratégie de l’Action, Paris, Libraire A. Colin, 1966eg

BONANATE, L.: A guerra. SP, Estação Liberdade, 2001.

CLAUSEWITZ: Da Guerra. Especialmente Libro I y Libro II, Caps. I y II.

ENZENSBERGER, H.M., Guerra Civil, SP, Companhia das Letras, 1995

GARCÍA CANEIRO, J.: La racionalidad de la guerra. Borrador para una crítica de la razón bélica. Madrid, Ed. Biblioteca Nueva, 2000.

---------------, e Vidarte, F. J.: Guerra y Filosofía. Concepciones de la guerra en la historia del pensamiento. Valencia, Ed. Tirant lo blanch, 2002.

GARLAN, Y., Guerra e Economia na Grécia Antiga, Campinas, Papirus, 1991.

KEAGAN, P., Uma história da Guerra, São Paulo, Cia. Das Letras.

LA MAISONNEUVE, E. de: Metamorfosis de la violencia. Ensayos sobre la guerra moderna. Bs. As., Grupo Editor Latinoamericano, 1998.

LERMA, Gustavo Palomares. Política de seguridad de la Unión Europea: realidades y retos para el siglo XXI. Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado –Iviant lo Blanch, Valencia, 2002.

MAO TZE-TUNG, Selección de Escritos Militares, Pekin, Ediciones en Lenguas Extrangeras, 1967.

MAQUIAVEL: El Príncipe.

---------------: A Arte da Guerra.

OLIVEIRA, M. L. O Direito à Resistência Armada e o Terrorismo: Distinções. In. Terrorismo e Direito: Os Impactos do Terrorismo na Comunidade Internacional e no Brasil. Coordenador: Leonardo Caldeira Brant. Rio de Janeiro: Forense, 2003. p. 447-460.

PELLET, Alain. Terrorismo e Guerra. O que fazer as Nações Unidas?. In. Terrorismo e Direito: Os Impactos do Terrorismo na Comunidade Internacional e no Brasil. Coordenador: Leonardo Caldeira Brant. Rio de Janeiro: Forense, 2003. p.171-182.

RAMONET, I.: Guerras del Siglo XXI. Nuevos miedos, nuevas amenazas. Bs. As., Mondadori, 2002.

SAINT-PIERRE, H. A Política armada. Fundamentos da Guerra revolucionária. SP, Edunesp, 2000.

SCHMITT, C: El concepto de lo político. Bs.As., Folios Ediciones, 1984.

SOHR, R.: Las Guerras que nos esperan. Santiago de Chile, Ediciones B, 2000.

SUN TZÚ: A Arte da Guerra.

TOFFLER A & H: Guerra e Antiguerra: sobrevivência na aurora do Terceiro Milênio. RJ., Ed. Record, 1994.

TROTSKY, L. Escritos militares. Ejércitos, Milicias, Guerrilhas. Buenos Aires, Ed. Amaicha, 1973.

WALZER, M. Guerras justas e injustas. Un razonamiento moral con ejemplos históricos. Barcelona, Ed. Paidos, 2001.

WOLTON, D. War Game. La información y la guerra. Mx., Ed. Siglo XXI, 1992.

Ano de Catálogo: 2018

Número de alunos matriculados: -1