CP014 - Seminário de Tese - 1S/2018 Imprimir

O curso é baseado em seminários oferecidos pelos próprios estudantes sob orientação do professor responsável pela disciplina e com o auxílio de orientadores de cada projeto de pesquisa. No início do curso, os estudantes são divididos em pequenos grupos de acordo com a proximidade temática de seus projetos de pesquisa. Cada grupo elege um problema teórico geral pertinente para os temas de pesquisa de seus integrantes, prepara à parte esse seminário, contando com a orientação do professor responsável e com o auxílio de seus orientadores, e, finalmente, apresenta esse seminário para todos os estudantes matriculados na disciplina. O curso tem dois objetivos: a) consolidar a discussão teórica de fundo dos projetos de pesquisa e b) ampliar o conhecimento que os estudantes têm sobre os problemas teóricos e os temas que estão sendo discutidos na Ciência Política brasileira contemporânea, evitando que cada um fique precocemente insulado no seu tema de pesquisa. Para melhor cumprir esse segundo objetivo, cada grupo deve entregar, no final do curso, uma bibliografia comentada de seu tema aos demais estudantes. (O estudo da metodologia de pesquisa em ciência política e da elaboração de projeto de pesquisa é realizado em outra disciplina do Programa).

Dada a diversidade de abordagens possíveis da ementa, a bibliografia será definida pelo professor responsável pela disciplina.

Ano de Catálogo: 2018

Turma: M Vagas: 30