Unicamp Diretoria Acadêmica

LP021 - Introdução aos Estudos em Linguagens e Tecnologias - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo da natureza particular do texto e das práticas discursivas na comunicação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (analógica, digital, impressa, eletrônica locativas e de massa). Seus aspectos sociais, cognitivos e epistemológicos e históricos e implicações para os estudos da linguagem no campo aplicado. 

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

BAZALGETTE, C.; BUCKINGHAM, D. Literacy, media and multimodality: a critical response. Literacy, v. 47, n. 2, p. 95–102, jul. 2013.

BELISÁRIO, A.; TARIN, B. (EDS.). Copyfight: pirataria & cultura livre. Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial, 2012.

BOLLIER, David. The promise and peril of big data. Washington, DC: Aspen Institute, 2010. Disponível em: <https://www.emc.com/collateral/analyst-reports/10334-ar-promise-peril-of-big-data.pdf>.

BOLTER, J. D. Remediation and the Desire for Immediacy. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 6, n. 1, p. 62–71, 2000. (c)

BOYD, D. M.; ELLISON, N.B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007.

BUZATO, M, E. K. Critical Data Literacies: going beyond words to challenge the illusion of a literal world. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.).  Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas e linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 119–142. 

DI FELIPPO, Ariani. As abordagens teóricas e os formalismos para o tratamento computacional do significado lexical. RBLA, v. 10, n. 1, p. 43–69, 2010. 

HERRING, S. C. Online communication: Through the lens of discourse. In:  CONSLAVO, N. B. et al (Eds.), Internet Research Annual, v. 1, p. 65-76. New York: Peter Lang, 2004.

KRESS, G.; LEEUWEN, T. VAN. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Hodder Arnold Publication, 2001.

LEMKE, J. Toward Critical Multimedia Literacy: Technology, Research and Politics. In: MCKENNA, M. C. et al. (Eds.). Int. Handb. Lit. Technol. Vol. II. London: LEA, 2006. p. 3–14.

LIMA FILHO, Maxwell Morais de. O experimento de pensamento do quarto chinês: a crítica de John Searle à inteligência artificial forte. Argumentos Revista de Filosofia, v. 2, n. 3, p. 51-58, 2010.

LIMA-LOPES, R. E. de. Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais. DELTA, v. 32, n. 2, p.  325–354, 2016. 

LIMA-LOPES, R. E. de. Dispositivos de leitura digital e seu uso por um indivíduo com necessidades especiais de visão. Veredas on-Line, v.21, n.1, p. 144–163, 2017.

MANOVICH, L. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: O Chip e o Calendoscópio: Reflexões sobre Novas Mídias. São Paulo (SP): SENAC, 2005. p. 22–50.

RIFKIN, J. The age of access: the new culture of hypercapitalism, where all of life is a paid-for experience. New York, NY: Jeremy P. Tarcher/Putnam, 2001.

THOMAS, S. et al. Transliteracy: Crossing divides. First Monday, v. 12, n. 12, 12 dez. 2007.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 21

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00 CL12

Docentes:

  • Rodrigo Esteves De Lima Lopes

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL12
15:00 A - CL12
16:00 A - CL12
17:00 A - CL12
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: