Unicamp Diretoria Acadêmica

LP015 - Introdução aos Estudos dos Letramentos - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Iniciação aos estudos das práticas sociais que envolvem escrita em diferentes mídias e de suas implicações para o ensino de leitura/escrita.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

BUCKINGHAM, D.  Defining digital literacy: What do young people need to know about digital media? Nordic Journal of Digital Literacy v.4, p.21-34, Nov. 2015.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy. Reading Online, v.4, n. 9, [n.p], 2001. 

COPE, B.; KALANTZIS, M.  (2009). “Multiliteracies”: New Literacies. New Learning. Pedagogies. v.4. p. 164-195 

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _____. (Org.) Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995, p. 15-64. 
LANKSHEAR, C.; NOBEL M.  - ‘New’ literacies: technologies and values. Revista Teknokultura, v. 9, n. 1, p. 45-69, 2012.   

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010. 

NEW LONDON GROUP (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In  Cope, B.; Kalantzis, M. (orgs) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2006, p. 9-37.

ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H. R (Org.) Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. P. 13-36.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P.  Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. BH: Autêntica/CEALE, 1998.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 11

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00 CL12

Docentes:

  • Jacqueline Peixoto Barbosa

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL12
15:00 A - CL12
16:00 A - CL12
17:00 A - CL12
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: