NT259 - Adequação Ambiental - 1S/2018 Imprimir

Promover uma capacitação teórica dos processos ecológicos envolvidos na restauração florestal, dentro de unidades naturais ou de produção, considerando as etapas: 1) de zoneamento da respectiva unidade, com identificação das diferentes situações de degradação, das características da degradação (tipo, intensidade e tempo) e das características do entorno; 2) de caracterização florística e de degradação dos remanescentes naturais; 3) a etapa de definição metodológica de restauração de cada uma das unidades do zoneamento, com base nas teorias de ecologia florestal; 4) de definição de indicadores de avaliação e monitoramento, das necessidades para a efetivação dessa restauração e também a produção de material didático para atividades de educação ambiental; e 5) a etapa de estabelecimento de prioridades e do cronograma. Essa disciplina será oferecida de forma concentrada no tempo.

1. Todos os artigos, dissertação e teses disponíveis no site do LERF: www.lerf.esalq.usp.br em Divulgação Técnica – tanto os produzidos pelo lerf, como aqueles recomendados para leitura, mas com leitura obrigatória de 1- Rodrigues et al 2009- da Biological Conservation: http://www.lerf.esalq.usp.br/divulgacao/produzidos/artigos/2009bcv142n6p1242-1251.pdf e 2- todos os capíotulos do livro do PACTO DA RESTAURAÇÂO DA MATA ATLÂNTICA: http://www.lerf.esalq.usp.br/divulgacao/produzidos/livros/pacto2009.pdf

1. Outras bibliografias importantes:

ALLEN, E.B.; COVINGTON, W.W. & FALK, D.A. Developing the Concept Basis to Restoration Ecology. Restoration Ecology 5(4):275-276. 1997.

Allison, G. 2004. The influence of species diversity and stress intensity on community resistance and resilience. Ecological Monographs 74:117-134.

ANDERSEN, A.N. Ants as indicators of Restoration Success: Relationship with Soil Microbial Biomass in the Australian Seasonal Tropics. Ecology. Restoration Ecology 5(2):109-114. 1997.

Aronson, J. & van Andel, J. 2005. Challenges for ecological theory. In: van Andel, J. & Aronson, J. Restoration Ecology: the new frontier. Blackwell Publishing Oxford. Pp.223-233.

ARONSON, J.; FLORET, C.; LE FLOC'H, E.; OVALLE, C. & PONTANIER, R. Restauration et réhabilitation des écosystèmes dégradés em zones arides et semi-arides. Vocabulaire et les concepts. In: PONTANIER,R.; HIRI, A.; AKRIMI, N.; ARONSON, J. et LE FLOC'H, E. In: L' Homme peut - il refaire ce qu'il a défait? John Libbey Eurotext, Paris, pp. 11-29. 1995.

AUER, C.G. & GARCIA, M.E.C. Método de produção de mudas de canela sassafrás a partir de mudas de regeneração natural. Boletim de Pesquisas Florestais 30/31:75-77. 1995.

BARROS, L.C. Caracterização florística e fitossociológica de três idades de uma regeneração natural em Floresta Ombrófila Aberta, no Horto Florestal de Matupá - MT. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 1996.

BELL, S.S.; FONSECA, M.S. & MOTTEN, L.B. Linkng Restoration and Landscape Ecology. Restoration Ecology 5(4):318-323. 1997.

Block, W.M., Franklin, A.B., Ward Jr, J.P., Ganey, J.L. & White, G.C. 2001. Design and implentation of monitoring studies to evaluate the sucess of ecological restoration on wildlife. Restoration Ecology 9(3):293-303.

BRANCALION, P.H.S.; GANDOLFI, S; RODRIGUE, R.R. 2015. Restauração Florestal, Editora Oficina de Textos, 422pp.

BRUENIG, E.F. 2000.Conservation and management of tropical rainforests: na integrated approach to sustainability. CAB International, University Press, Cambridge,  325pp.

CAIRNS JR., J. (ed.) Rehabilitating Damaged Ecosystems. Lewis Publishers Island, Second Edition, Boca Ratton, 425p. 1995.

Cornish, P.S. & Burgin, S. 2005 Residual effects of glyphosate herbicide in ecological restoration. Restoration Ecology 13 (4):695-702.

DIAS, L.E. & GRIFFITH, J.J. Conceituação e caracterização de áreas degradadas. In Dias, L.E. & Mello, J.W.V. Recuperação de áreas degradadas. Editora Folha de Viçosa, 1-8p., 1998.

EHRENFELD, J.G. & TOTH, L.A. Restoration Ecology and the Ecosystem Perspective. Restoration Ecology 5(4):307-317. 1997.

Engel, V.L.; Parrotta, J.A. 2003. Definindo A Restauração Ecológica: Tendências E Perspectivas Mundiais. In: Kageyama, P.Y.; Oliveira, R.E.; Moraes, L.F.D. Et Al. (Coord.). Restauração Ecológica De Ecossistemas Naturais. Botucatu: Fepaf, pp. 01-26.

FALK, D.A.; MILLAR, C.I. & OLWELL, M. (ed.) Restoring Diversity: Strategies for Reintroduction of Endangered Plants. Island Press, Washington, 505p. 1996.

FIEDLER, P.L. & JAIN, S.K. 1992. Conservation Biology. Chapman and Hall, New York. 431pp.

GALETTI, M.E. & STOZT, D. Miconia hypoleuca (Melatomataceae) como espécie-chave para aves frugívoras no Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Biologia 56(2):435-439. 1996,

GANDOLFI, S. & RODRIGUES, R.R. Recomposição de Florestas Nativas: Algumas  Perspectivas Metodológicas para o Est

Ano de Catálogo: 2018

Turma: RRR Vagas: 12