Unicamp Diretoria Acadêmica

IM194 - Integração da Manufatura - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Sistemas de manufatura, caracterização. Noções gerais sobre automação - Hard Automation e Soft Automation - a influência do computador. Influência da tecnologia de grupo na automação, células de manufatura. Integração dos diversos sistemas operacionais pelo computador. Manufatura integrada por computador, integração das células flexíveis, sistemas flexíveis e sistemas CAD-CAM na fábrica integrada: - CAD - CAM - CAP - CAPP - CIM.

Bibliografia:

Agostinho,Oswaldo L.- Competitividade - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2015. Agostinho, Oswaldo L.; Batocchio, Antonio ; Silva,Iris B.- Technology and Business Strategies –Methodology for correlation and prioritization using knowledge management ;EuroMOT 2008 - The Third European Conference on Management of Technology – Nice –France – 2008 ;Khalil , Tarek – Management of Technology – Mac Graw Hill – 2000 . Rita de Cássia S. Marconcini Bittar *#, Oswaldo Luiz Agostinho*, Gislaine Fernandes- ExtendedEnterprise Integration Model Associated with Automation Index- ICCGI 2012. Proposal of Organization Framework Model, using BusinessProcesses and Hierarchical Patterns to provide Agility and Flexibility in Competitiveness Environments- TRIZ Future 2012, Lisbon, Portugal. A. Sluga1, P. Butala1, J. Peklenik1 (1)-  A Conceptual Framework for Collaborative Design and Operations of Manufacturing Work Systems- CIRP Annals – 2009. European Institute for Technology and Innovation Management – Bringing Technology and Innovation into the Boardroom – Palgrave MacMillan - 2004. Krafzig, Dirk et alii – Enterprise SOA – Service Oriented Architecture Best practices – Prentice Hall – 2005. Davenport, Thomas H.Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação? São Paulo: Futura, 1998. Hammel, Gary ; Prahalad, C.K. Competing for the Future Mac Graw Hill – 2004. Kotler, Philip ;Armstrong, Gary. Principles of marketing. . ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1997. Laudon & Laudon, Jane & Kenneth C. Sistemas de informação. ed. São Paulo: LTC, 1999.408 p. ISBN 85-216-1182-X. Pfeifer, Jeffrey. Competitive advantage through people. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1994. Porter, Michael E. Competitive Advantage : Campus, 1995. Porter, Michael E. Strategy and the Internet, Harvard Business Review, March 2001. Porter,M. E.;Van der Linde, C. Toward a new conception of the environment-competitiveness relationship? In: STAVINS, R. (Ed.). Economics of the environment: selected readings. New York: W. W. Norton & Company, PorterM.E ;Millar, V.E. How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, v.63, n.4, p.149-160, Jul./Aug. 1985. Slack, Nigel et alii. . Administração da Produção.São Paulo: Atlas, 1997. Certo, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação estratégica. SP. Ed Makron Books, 1993.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 35

Número mínimo de alunos: 3

Número de alunos matriculados: 35

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Oswaldo Luiz Agostinho

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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