BI001 - Fundamentos da Produção de Biomassa - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Transmitir conhecimentos básicos sobre os princípios do Melhoramento Genético de Plantas e suas implicações na agricultura com especial ênfase para cana-de-açúcar. Bioinformática e Genômica Funcional; Transcritômica, Proteômica e Metabolômica. Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas. Sistemas de plantio, cultivo, colheita carregamento e transporte de cana-de-açúcar. Fundamentos teóricos de Sensoriamento remoto e técnicas de Processamento Digital de Imagens obtidas por sensores orbitais e aerotransportados para aplicação no planejamento da produção de cana. Agricultura de precisão aplicada ao sistema produtivo de cana-de-açúcar. Reciclagem de resíduos agrícolas e industriais. Justificativa: A produção de bioenergia requer o conhecimento básico de todo o processo produtivo de biomassa, desde a genética da planta e suas transformações fisicoquímicas para a produção de sacarose e/ou fibra, passando pelos sistemas de produção agrícola e métodos de cultivo, colheita, carregamento e transporte da biomassa até a central de processamento. É também importante que os profissionais que pretendem se especializar na produção de bioenergia tenham uma visão dos métodos disponíveis para o gerenciamento desta produção, sempre realizada em larga escala, que requerem elevados investimentos e precisam considerar os aspectos de sustentabilidade ambiental, tanto no uso corretos de recursos naturais, como na reutilização de subprodutos oriundos da produção.

Bibliografia:

Sugarcane Bioethanol: R&D for productivity and sustainability,  ISBN 978-85-212-0530-2, Coord: Luís Augusto Barbosa Cortez , Editora Edgard Blucher, 2010, 992p.

Bioetanol de cana-de-açúcar P&D para produtividade e sustentabilidade. LAB Cortez organizador 1 ed. São Paulo: Blucher, 2010,

Biomassa de cana-de-açúcar: colheita, energia e ambiente. Tomaz Caetano Cannavam Ripoli; Marco Lorenzzo Cunali Ripoli. 02 ed. Piracicaba:Barros & Marques Editoração Eletrônica, 2009

Biomassa para energia. Cortez, L.A.B.; Lora, E.E.S.; Olivares, E.G.. (Org.).. 1 ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2008.

Biofuels: Reasonable steps towards a renewable energy future, 9788562165016, Brasilia, Brasil, Ed. Fulbright 2010.

Ano de Catálogo: 2018

Tipo Oferecimento: Regular