TG588 - Metodologia Clínico-Qualitativa Aplicada à Área da Saúde - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Ciência grega e galileana. Cartesianismo e positivismo. Aspectos históricos da ciência e da epistemologia: visão humiana, popperiana, feyerabendiana, khuniana e nietzschiana. Primórdios dos métodos qualitativos: o historicismo e as "ciências do espírito". Construções do "qualitativo" a partir de Malinowski e Freud. Cientificidade das ciências humanas, interlocução com fenomenologia, estruturalismo, psicanálise e materialismo histórico. Subjetivação, historicização e simbolização dos dados. Difusão da metodologia qualitativa: antropologia, sociologia, psicologia, educação, enfermagem e medicina. Sentidos e significados dados pelo Homem aos fenômenos. Valorização das ansiedades e angústias existências como motores da pesquisa. Atitude clínica na relação interpessoal para a coleta de dados. Elementos psicanalíticos na relação autor-sujeitos e pesquisador-como-instrumento. Amostra por saturação, bola-de-neve e variedade de tipos. Técnicas de observação livre e entrevista em profundidade. A força na validade e generalização. Análise qualitativa de conteúdo. Quadro de referenciais teóricos e utopia da interdisciplinaridade.

Bibliografia:

1) Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. 2a ed, Petrópolis, Vozes. 2) Alves R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo, Loyola. 3) Bogdan R C, Biklen SK. Qualitative research for education, Allyn and Bacon. 4) Denzin NK, Lincoln YS. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, Sage. 5) Malinowski BK. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo, Abril (Os Pensadores). 6) Comte A. Discurso sobre o espírito positivo. São Paulo, Nova Cultural. (Os Pensadores). 7) Feyerabend PK. Contra o método. Relógio D’Água, Lisboa. 8) Hume D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo, UNESP. 9) Husserl E. Investigações lógicas. São Paulo, Abril Cultural (Os Pensadores). 10) Kuhn TS. A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo, Perspectiva. 11) Popper KR. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Cultrix.

Ano de Catálogo: 2018

Tipo Oferecimento: Regular