SC394 - Tópicos de Pesquisa em Saúde Coletiva - 1S/2018 Imprimir

A ser disponibilizada no período do oferecimento da disciplina.

1. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade

Orgs.: Eduardo Passos, Virgínia Kastrup, Liliana da Escóssia

Textos: “A cartografia como método de pesquisa-intervenção”, de Eduardo Passos e Regina Benevides de Barros e “Cartografar é acompanhar processos”, de Laura Pozzana de Barros e Virgínia Kastrup.

1. “Cartografar é habitar um território existencial”, de Johnny Alvarez e Eduardo Passos do livro Pistas do Método da Cartografia- Pesquisa Intervenção e Produção de Subjetividade e o texto “Cartografar é traçar um plano comum”, dos autores Virgínia Kastrup e Eduardo Passos, da revista Fractal de Psicologia (v. 25 - n. 2).
  2. Leituras da obra de Gilles Deleuze e Felix Guattari, Mil Platôs, com o texto sobre “Rizoma”, do livro 1. “O Liso e o Estriado” do livro 5 e do livro 4 “Acerca do Ritornelo “.
  3. Milton Santos.  Metrópole: A Força dos Fracos é seu Tempo Lento.
  4. Milton Santos , " O Espaço: Sistemas de objetos e sistemas de ação".
  5. Milton Santos,  " Técnicas, Tempo, Espaço" e "Tempo e Espaço-Mundo ou, apenas, Tempo e Espaço Hegemônicos?" e "A Aceleração Contemporânea: Tempo-Mundo e Espaço-Mundo".

1. “As redes na micropolítica do processo do trabalho em saúde” do autor Túlio Batista Franco.
  2. Henri Pierre Jeudy, Paola Berenstein Jacques,  "Corpos e Cenários Urbanos: territórios urbanos e políticas culturais".
  3. Elogio aos Errantes. Prólogo, pg 11-25. Epílogo, pg 263-309. Paola Berenstein Jacques.
  4. Da desterritorialização à multiterritorialidade Rogério Haesbaert

1. Marcos Aurelio Saquet, em seu trabalho intitulado " As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade". Ainda um texto de Milton Santos do livro
  2. Suely Rolnik, "O Cartógrafo", e o "O cartógrafo Psicanalista", do livro Cartografia Sentimental
  3. Maria Elizabeth Barros de Barros e Fabio Hebert da Silva, "O trabalho do cartógrafo do ponto de vista da atividade "