IR002 - Bases Interdisciplinares da Pesquisa em Saúde e Reabilitação - 1S/2018 Imprimir

Pesquisa científica em saúde, desenvolvimento humano, deficiência e reabilitação. Métodos quantitativos e qualitativos, delineamentos de pesquisa, coleta e análise de dados, discussão, interpretação e divulgação de resultados

Amado, Janaína. “O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral”. História, v. 14, p. 125-136, 1995.

Amado, Janaina; Ferreira, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

Ball, Martin J.; Müller, Nicole; Nelson, Ryan L. (org.) Handbook of Qualitative Research in Communication Disorders. New York/London: Psychology Press, 2014.

Becker, Howard S. Falando da sociedade: Ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Trad.: M. L. X. A. Borges e K. Kuschnir. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Becker, Howard S. Truques da escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos. Trad.: Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

Bosi, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Bourdieu, Pierre. “A sondagem – Uma ‘ciência’ sem cientista” [1985]. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 221-8.

Bunschaft, G.; Kellner, S. R. O., 2001. Estatística sem mistérios. Volumes I a IV. Petrópolis: Vozes.

Canzonieri, Ana Maria. Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Denzin, Norman K.; Lincoln, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Dowdy, S.; Wearden, S., 1991. Statistics for research. New York: John Wiley & Sons. 2nd Edition.

Eco, Umberto. Como se faz uma tese. 21ª ed. Trad.: Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Gatti, Bernadete. Grupo focal na pesquisa em Ciências sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

Graff, Gerald; Birkenstein, Cathy. Eles falam, eu falo: Um guia completo para desenvolver a arte da escrita. Trad.: Rafael Anselmé Carlos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2011.

Guerriero, Iara Coelho Zito; Schmidt, Maria Luisa Sandoval; Zicker, Fabio (org.) Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais na Saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Laville, Christian; Dionne, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed / Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

Mills, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Trad.: M. L. X. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

Neves, Lucilia de Almeida. História oral: Memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Passerini, Luisa. “La primacía de la intersubjetividad". In: Memoria y utopia: La primacía de la intersubjetividade. València: Publicacions de la Universitat de València, 2006. p. 11-21

Patai, Daphne. In: História oral, feminismo e política. Trad. F. L. Cássio e R. Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

Pereira, Júlio Cesar Rodrigues. Análise da dados qualitativos: Estratégias para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2001.

Prose, Francine. Para ler como um escritor: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. Trad.: M. L. X. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Queiroz, Maria Isaura Pereira de. “O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: Algumas reflexões”. In: Lang, Alice Beatriz da Silva Gordo (org.) Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1999. p. 13-24.

Ramos, Célia Leitão; Marcondes, Willer Baumgarten. “O projeto de pesquisa social em saúde: A focalização do tema, indagações e perspectivas de análise”. In: Hortale, Virginia Alonso et al. (org.) Pesquisa em Saúde Coletiva: Fronteiras, objetos e métodos. Rio de Ja

Ano de Catálogo: 2018

• Quinta 14:00 - 17:00