Unicamp Diretoria Acadêmica

Mensagens do Relatório de Matrícula da Pós-graduação Imprimir

MENSAGEM
SITUAÇÃO
O QUE SIGNIFICA?
O QUE TENHO QUE FAZER?
- Aceita Você está matriculado na disciplina. Comparecer às aulas.
Aluno desistiu da disciplina. Não Aceita Aluno pediu exclusão da disciplina na alteração de matrícula, ou aluno solicitou desistência de matrícula e o coordenador aprovou. -
Aluno já cursou disciplina de tópicos na(s) turma(s) Aviso Esse aviso ocorre quando o aluno já cursou essa disciplina de tópicos antes. Apenas informa quais as outras turmas que ele já cursou. Certifique que está matriculado na disciplina/turma correta.
Aluno não apto para disc PED Não Aceita Há um informativo divulgado pela PRPG com uma lista de alunos que podem cursar disciplinas PED. O aluno não deve se matricular nessa disciplina, pois é a DAC que é responsável por registrar essa matrícula para ele. Pode verificar na DAC o que houve.
Conflito de horário com outra disciplina Não Aceita Essa disciplina possui conflito de horário com outra disciplina em que você foi matriculado. Não é possível cursar duas disciplinas no mesmo horário. Você pode tentar resolver o conflito de horário solicitando matrícula em outra turma com horário diferente. 
Desmatriculado pelo coordenador Não Aceita Pode ocorrer por dois motivos:
1º - Coordenador do curso responsável pela disciplina não autorizou a matrícula do aluno na disciplina.
2º - Coordenador do curso responsável pela disciplina trocou a turma da disciplina. A turma atual, escolhida pelo coordenandor, fica com essa ocorrência.
Pode verificar com o coordenador se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Disciplina de outro polo Não Aceita Algumas disciplinas são oferecidas em Polos fora da Unicamp. Há um cadastro de convênios com os polos. O aluno pode pertencer a um desses convênios.
Se a disciplina solicitada está sendo oferecida em outro polo e o convênio do aluno é diferente do convênio com aquele polo ou o aluno não pertence a nenhum convênio, é gerada uma autorização de matrícula de Outro Polo na qual cabe o coordenador do curso responsável pela disciplina permitir a matrícula.
Se o coordenador não permitir a matrícula, exibe esse erro.
Pode verificar com o coordenador se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Disciplina/Turma inexistente Não Aceita Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque a disciplina/turma solicitada não está mais sendo oferecida para este semestre.
Essa ocorrência raramente acontece, pois o sistema já valida se o aluno digitou um código de disciplina oferecida. Apenas ocorreria se houvesse a exclusão da disciplina no meio do período de matrícula.
Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Disc não é de Tese, reing. Art. 15 Não Aceita Ocorre quando o aluno ingressou apenas para defender tese, e solicitou outra disciplina que não seja de tese. Essa outra disciplina não será aceita. Não é possível se matricular em disciplinas que não seja a disciplina de tese.
Disciplina/Turma não oferecida Não Aceita Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque a disciplina/turma solicitada não está mais sendo oferecida para este semestre.
Essa ocorrência raramente acontece, pois o sistema já valida se o aluno digitou um código de disciplina oferecida. Apenas ocorreria se houvesse a exclusão da disciplina no meio do período de matrícula.
Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Disciplina sem autorização de AA200 Não Aceita Disciplina sem autorização de AA200 ocorre porque o coordenador do curso responsável pela disciplina não autorizou cursar a disciplina. Algumas coordenadorias querem aprovar individualmente os alunos para determinadas disciplinas, assim elas cadastram um pré-requisito (AA200). Pode conversar com o coordenador, se ele disser que aprovará sua matrícula, solicite a matrícula na disciplina novamente.
Disc. Tese não válida para Curso/Área Não Aceita Há um cadastro das disciplinas de tese para cada curso/nível/área de concentração. Se a disciplina que o aluno solicitou não é a cadastrada para o curso dele, o sistema não aceitará sua matrícula. Não é possível estar matriculado em uma disciplina de tese que não é para o curso/nível do aluno.
Falta Pré-Requisito Não Aceita A falta de pré-requisito ocorre por o aluno não ter cursado as disciplinas que são pré-requisito para a disciplina. Confira o pré-requisito cadastrado para a disciplina no caderno de horários.
Indeferida pela coordenadoria Não Aceita Apenas para Estudante Especial - O coordenador do curso responsável pela disciplina não autorizou a matrícula de aluno especial na disciplina. Verifique se há possibilidade de conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina e tente novamente em uma próxima oportunidade.
Indeferida por não atuação do coordenador Não Aceita Apenas para Estudante Especial - O coordenador do curso responsável pela disciplina não atuou na autorização da matrícula do aluno especial. Verifique se há possibilidade de conversar com o coordenador do curso responsável pela disciplina e tente novamente em uma próxima oportunidade.
Rematrícula Não Aceita Para aluno regular:
- Ocorre quando disciplina já foi cursada ou convalidada pelo aluno.

Para estudante especial:
- Ocorre quando disciplina já foi cursada pelo aluno ou está na matrícula para o mesmo período.
Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina novamente.
ou
Solicite a dispensa da disciplina por ter cursado em outro nível da Pós-graduação.
Reserva Inválida Não Aceita Algumas disciplinas possuem reserva cadastrada, podendo ser por área de concentração e/ou por curso/nível. Essa informação está no caderno de horário. Se o aluno solicitou uma disciplina que possui reserva e o aluno não atende a reserva, é gerada uma autorização e cabe ao coordenador do curso responsável pela disciplina aceitar individualmente os alunos que não possuem reserva.
Se no relatório  de matrícula aparece a ocorrência "Reserva inválida", é porque o coordenador não atuou na autorização ou não aceitou a matrícula do aluno que não atende a reserva daquela disciplina/turma.
Você pode conferir a reserva da disciplina no caderno de horários e verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Retirada da Matrícula -
Motivos:
01        CANCELAMENTO DA DISCIPLINA
02        LICENCIAMENTO A PEDIDO
03        INCLUSAO NO HIST. ESCOLAR
04        ABANDONO JUSTIFICADO
05        DEFESA DA TESE
06        CONVALIDACAO DA DISCIPLINA
07        EXCLUSAO MATRIC. AUTOM TESE
08        EXCLUSAO DE AUTORIZACAO
09        FECHAMENTO DE TURMA
10        EXCLUSAO PELO COORDENADOR
11        ALUNO FOI EGRESSADO
12        AUTORIZADA PELO COORDENADOR
13        NEGADA PELO COORDENADOR
14        INTERCAMBIO UNIVERSITARIO
15        EXCLUSAO P/ CANC. DO INGRESSO
16        SUSPENSAO
Não Aceita A disciplina foi retirada da matrícula por alterações solicitadas pelo aluno (exemplo convalidação), ou pelo sistema (exemplo defesa de tese) Certifique se a informação está correta ou procure a secretaria de Pós-Graduação.
Sem autorização da unidade responsável Não Aceita Quando a disciplina solicitada pelo aluno for de outra unidade/departamento do curso dele, é solicitada um autorização de outra unidade e cabe ao coordenador daquela unidade aprovar a matrícula.
Se no relatório aparece essa ocorrência, é porque o coordenador não aceitou sua matrícula.
Pode verificar com o coordenador do outro departamento/unidade se existe a possibilidade de autorização. Sendo assim, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.
Turma fechada Não Aceita A turma em que você pediu matrícula foi fechada. Verifique no caderno de horário se há a possibilidade de cursar outra turma ou outra disciplina que está sendo oferecida. Se for possível, solicite a matrícula na disciplina ou na outra turma novamente.
Turma Lotada Não Aceita As vagas da turma foram preenchidas por outros alunos com maior prioridade na matrícula. Se o aluno ficar na posição de atribuição posterior ao número de vagas é gerada uma autorização de Viola Vaga, na qual, cabe ao coordenador do curso responsável pela disciplina aceitar individualmente os alunos além do número de vagas.
Se no relatório aparece a ocorrência "Turma lotada", é porque o coordenador não aceitou violar a quantidade de vagas na turma.
Pode verificar com o coordenador do curso responsável pela disciplina se existe a possibilidade de "Violar vaga". Sendo possível, você precisará solicitar a matrícula na disciplina novamente.

Compartilhar: