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Relatório de Demanda

É um levantamento de quais disciplinas e a quantidade de vagas em cada uma delas que as coordenadorias dos cursos de graduação precisarão oferecer. É muito importante entender que as informações do Relatório de demanda estão o tempo todo sujeitas a passarem por alterações, tendo em vista a dinâmica dos registros que acontecem na vida acadêmica dos alunos.

Seguem abaixo os eventos que interferem diretamente nos números da demanda:

Como exemplo podemos citar situações em que ocorrem na Desistência de Matrícula em disciplinas:

Se no semestre atual, o aluno desistir de cursar uma disciplina que é pré-requisito para uma disciplina do próximo semestre, teremos uma alteração nos números da demanda da disciplina da qual ele está desistindo e, consequentemente, também na demanda da disciplina subsequente.

Por esse motivo, o sistema, ao validar o oferecimento, não verifica se a coordenadoria responsável pela disciplina, insere no oferecimento a quantidade correta correspondente à soma dos ingressantes + alunos em fase + alunos defasados.

Com as informações constantes no Relatório de Demanda, os coordenadores conseguem fazer uma projeção e planejar a quantidade de turmas e o número de vagas que deverão ser oferecidas para cada disciplina.

Somente após o período de matrícula, é que conseguirão ajustar o número de vagas (período de adequação de matrículas), quando poderão aumentar e diminuir número de vagas das turmas, e abrir e fechar turmas.

É interessante destacar que os números de ingressantes, exibidos nos relatórios de demanda, para o planejamento do primeiro semestre, não tendem a sofrer variações, uma vez que são considerados os números informados no “Quadro de Vagas”, com os números previstos de alunos a ingressarem em cada curso, pelas várias formas de ingresso (Vestibular, PROFIS, ENEM, Vagas Olímpicas, PEC-G e ingresso indígena) 

Outro ponto importante é que a consulta disponibilizada aos coordenadores/secretários se refere à situação do Teste de Integralização, atualizado imediatamente após o Período de alteração de matrículas. É redundante, mas é importante frisar que os eventos depois desta atualização não aparecerão na demanda que foi disponibilizada no início do período.

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