Cópia do Horário do Semestre Correspondente do ao Ano Anterior Imprimir

No início do período de elaboração do oferecimento, a equipe DAC DIA solicita a cópia do horário do semestre correspondente ao do ano anterior.

Desta forma, cada coordenadoria/secretaria  fará os ajustes necessários, mas já contam com uma referência, ou seja, não precisam fazer todas as inserções, começando do zero.

A cópia do horário traz:

No oferecimento do 01S2021, a disciplina XX 150 estava com a seguinte reserva:

Na cópia  para o oferecimento, a disciplina deverá apresentar a seguinte reserva:

A cópia do horário ainda traz:

É muito importante se atentar para a limitação do recurso “sala” na universidade. Para otimização, orientamos que as salas maiores sejam usadas exclusivamente para as turmas grandes.

Se no ano anterior, a turma  foi oferecida com 170 vagas, ela certamente foi alocada em uma sala com capacidade para acomodar 180 pessoas (maior sala do Ciclo Básico)

Se no oferecimento que está sendo elaborado, o total de vagas da turma tiver sido reduzido por qualquer motivo, é fundamental  alocar a turma em uma sala menor, liberando a sala grande, pois este tipo de sala é bastante concorrida.

Os usuários das unidades conseguem inserir no oferecimento apenas a indicação das salas que são da responsabilidade de seu instituto/faculdade.

A inserção de salas CB/PB deve ser solicitada à DAC.

Um comportamento observado com frequência é de, havendo redução do número de vagas de uma determinada turma, a unidade manter a alocação na sala grande, pela maior comodidade e às vezes até mesmo por solicitação do professor que atuará como responsável pela disciplina.

Esclarecemos que não se trata de uma boa prática, pois a DAC, com o desafio de gerenciar o recurso “sala”, tão escasso, percebendo que uma turma está alocada em sala com capacidade bastante acima do número de vagas oferecidas, irá disponibilizar essa sala para uma turma que realmente possua o número de vagas compatível com o tamanho da sala. Assim, a disciplina da turma menor que anteriormente estava alocada na sala, ficará em indicação e portanto,  sujeita à alocação automática.