Desistência de Matrícula em Disciplinas - 1º sem 2024 Imprimir

Data da publicação: 25/04/2024

Até o dia 29 de abril de 2024 é possível solicitar a Desistência de Matrícula em Disciplinas do 1º período letivo da Graduação e Pós-Graduação.

ATENÇÃO: A Desistência de Matrícula em Disciplinas de 2ª metade do semestre da Pós-Graduação vai de 09 a 29/05/2024.

Para mais informações, consulte o Calendário.

PROCEDIMENTO

A Desistência de Matrícula em Disciplinas é feita pelo sistema SIGA, conforme instruções abaixo:

1º - Acesse o Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

2º - Procure a aba “Matrícula”.

3º - Selecione a opção “Desistência de Matrícula”.

4º - Efetive a desistência de matrícula na(s) disciplina(s) desejada(s).

IMPORTANTE: NÃO CONFUNDA DESISTÊNCIA DE DISCIPLINAS COM TRANCAMENTO DE SEMESTRE OU CANCELAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO

Desistência de Matrícula em Disciplinas

É a possibilidade do estudante desistir de uma ou mais disciplinas em que está matriculado.

A desistência de matrícula é permitida apenas uma única vez na mesma disciplina. Caso venha a se matricular na disciplina em questão em outro semestre, o estudante não poderá solicitar a desistência novamente.

Trancamento de Semestre

É a suspensão temporária da matrícula do estudante válida por 1 semestre, sem perda do vínculo com a Universidade (na prática, equivale a desistir de todas as disciplinas).

O limite de trancamentos é de 2 períodos letivos (semestres), consecutivos ou não. Ingressantes da graduação não podem trancar a matrícula em qualquer um dos 2 primeiros períodos letivos regulares contados a partir de seu último ingresso.

Cancelamento de Matrícula

É o ato que encerra o vínculo com a Unicamp, podendo ser feito a pedido do estudante ou da Universidade.

Após o próprio aluno solicitar o Cancelamento de Matrícula, só é possível retornar ao curso por meio de um novo processo seletivo. O procedimento é imediato e irreversível, não cabendo, por exemplo, recurso de reconsideração de matrícula.