Trancamento de Matrícula - 2º semestre 2023 Imprimir

Data da publicação: 17/10/2023

Até o dia 19 de outubro de 2023 é possível solicitar o Trancamento de Matrícula do 2º período letivo na Graduação e Pós-Graduação.

ATENÇÃO: O limite máximo de trancamentos é de 2 períodos letivos, consecutivos ou não. Ingressantes da graduação não podem trancar a matrícula em qualquer um dos 2 primeiros períodos letivos regulares contados a partir de seu último ingresso.

Para mais informações, consulte o Calendário.

PROCEDIMENTO

O Trancamento de Matrícula é feito pelo sistema e-DAC, conforme instruções abaixo:

- Acesse o Sistema e-DAC.

2º - Procure a seção “Solicitações”.

3º - Selecione a opção “Nova Solicitação”.

4º - Clique em “Trancamento de Matrícula no Curso”.

5º - Preencha os campos obrigatórios e confirme a solicitação.

ATENÇÃO: No caso da pós-graduação, a solicitação estará sujeita à concordância do Orientador e à aprovação da Coordenadoria do curso.

IMPORTANTE: NÃO CONFUNDA TRANCAMENTO DE SEMESTRE COM DESISTÊNCIA DE DISCIPLINAS OU CANCELAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO

Trancamento de Semestre

É a suspensão temporária da matrícula do estudante válida por 1 semestre, sem perda do vínculo com a Universidade (na prática, equivale a desistir de todas as disciplinas).

O limite de trancamentos é de 2 períodos letivos (semestres), consecutivos ou não. Ingressantes da graduação não podem trancar a matrícula em qualquer um dos 2 primeiros períodos letivos regulares contados a partir de seu último ingresso.

Desistência de Matrícula em Disciplinas

É a possibilidade do estudante desistir de uma ou mais disciplinas em que está matriculado.

A desistência de matrícula é permitida apenas uma única vez na mesma disciplina. Caso venha a se matricular na disciplina em questão em outro semestre, o estudante não poderá solicitar a desistência novamente.

Cancelamento de Matrícula

É o ato que encerra o vínculo com a Unicamp, podendo ser feito a pedido do estudante ou da Universidade.

Após o próprio aluno solicitar o Cancelamento de Matrícula, só é possível retornar ao curso por meio de um novo processo seletivo. O procedimento é imediato e irreversível, não cabendo, por exemplo, recurso de reconsideração de matrícula.