Unicamp Diretoria Acadêmica

Orientações da Fase de Análise de Compatibilidade de Currículo Imprimir

Os(as) candidatos(as) aprovados(as)  nas Provas de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e de Conhecimentos Específicos (PCE) serão convocados(as) para a fase de Análise de Compatibilidade de Currículo e deverão enviar os documentos abaixo, em formato digital, de 26 de outubro a 6 de novembro de 2023, conforme procedimentos que serão encaminhados aos convocados por e-mail,  pela Diretoria Acadêmica.

Os(as) candidatos(as) regularmente matriculados(as) ou graduados(as) em cursos de graduação da Unicamp não necessitam apresentar documentação acadêmica mencionada, mas deverão manifestar interesse na realização da matrícula conforme conforme procedimento a ser divulgado nesta página. A não manifestação dentro do prazo implicará na perda da vaga.

Não deixe para o último dia a solicitação dos programas de disciplinas, pois algumas instituições precisam de alguns dias para emissão dos documentos.

1 – Documento de Identificação (RG ou CRNM para estrangeiro);

2 – Comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso da instituição de origem. Caso conste no histórico escolar ou atestado de matrícula, não há necessidade da entrega deste documento à parte;

3 – Histórico escolar atualizado até a data da inscrição, devidamente carimbado e assinado pelas IES de origem ou com código de autenticidade;

4 – Atestado de matrícula atualizado até a data da inscrição,  devidamente carimbado e assinado pelas IES de origem ou com código de autenticidade ou Diploma de Curso Superior diferente do curso pretendido, devidamente reconhecido (não serão aceitas inscrições para diferentes modalidades/ênfases para o curso já concluído);

5 – Programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente carimbados e assinados pelas IES de origem ou com código de autenticidade;

6 – Programas detalhados das disciplinas em curso/andamento (se for o caso). Não há necessidade de carimbo e assinatura para os programas das disciplinas em curso/andamento na fase de análise de compatibilidade de currículo.

Observações Gerais

Documentos produzidos no exterior devem atender a estas recomendações.

Prints de tela de vida acadêmica do aluno ou de programa de disciplina não serão aceitos.

Os programas detalhados de disciplinas devem conter o maior número de informações possível, como conteúdo programático, bibliografia utilizada, horas/aula etc, para haver condições de análise de compatibilidade com as disciplinas oferecidas pela Unicamp. Uma descrição breve ou resumida poderá comprometer a avaliação. Os programas de disciplinas poderão ser extraídos do site da instituição de origem, caso possuam código de autenticidade  ou contenham o endereço eletrônico da página da instituição para consulta de usuário externo.

Os programas das disciplinas em curso/andamento poderão ser considerados para Compatibilidade de Currículo, a critério da coordenadoria do curso. Não há obrigatoriedade de assinatura e carimbo para os programas das disciplinas em curso/andamento na fase de análise de compatibilidade de currículo.

Os documentos obrigatórios para a Fase de Análise de Compatibilidade de Currículo devem ser salvos em arquivos individuais em pdf, nomeados de acordo com o item correspondente, conforme exemplos abaixo:
Autorização de funcionamento do curso.pdf
Histórico Escolar.pdf
Atestado de Matrícula ou Diploma de Graduação.pdf (caso possua)
Programa - Nome completo da disciplina conforme histórico escolar.pdf
Programa - Nome completo da disciplina conforme histórico escolar.pdf

Os(as) candidatos(as) poderão utilizar ferramentas gratuitas online para separar, juntar ou compactar pdf, se necessário.

Nos casos de transferência entre instituições, o cancelamento da matrícula na instituição de origem só deverá ser realizado após a realização da matrícula na Unicamp. No momento da matrícula na Unicamp será exigido Atestado de Matrícula atualizado na instituição de origem.

Dúvidas devem ser encaminhadas pelo Fale com a DAC no site da DAC (www.dac.unicamp.br), opção PSA – Vagas Remanescentes.


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