Unicamp Diretoria Acadêmica

Oficinas Autorregulação da Aprendizagem (AM064 Turmas A, B e C) Imprimir

Disciplina: AM064 - Oficina Autorregulação da Aprendizagem

Título do Projeto: Autorregulação da aprendizagem no ensino superior

Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Soely Aparecida Jorge Polydoro – matrícula: 283077 – Unidade: FE

Corresponsável pelo projeto:

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

Promoção de atividades e discussões para apoiar o estudante do ensino superior no aprimoramento de seu estudar e aprender, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem, que se centra na possibilidade de o aluno gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas acadêmicas.

OBJETIVO GERAL: Apoiar o estudante do ensino superior no aprimoramento de seu estudar e aprender.

Na disciplina são discutidos os seguintes temas: integração ao ensino superior; estabelecimento de objetivos; estratégias de aprendizagem; gerenciamento do tempo, memória; processo de autorregulação da aprendizagem; resolução de problemas; estudo diário e estudo para avaliação; ansiedade frente às provas; e autoavaliação.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

Dado o ensino remoto emergencial, devido a suspensão das atividades presenciais, no contexto da pandemia, as atividades da disciplina serão desenvolvidas de maneira síncrona on line pelo Google meet semanalmente. Para a realização dos encontros serão realizadas atividades individuais e em grupos, utilizando dinâmicas, aula expositiva dialogada e discussões sobre as temáticas. Além disso, serão utilizados recursos no decorrer da disciplina como jogos, aplicativos, vídeos, fórum, quizzes, textos, questionários, orientados por rotas de aprendizagem e atividades práticas.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Participação nos encontros semanais síncronos e realização de tarefas de modo assíncrono, também com frequência semanal - a cada encontro será proposta uma atividade sobre o tema desenvolvido no Meet, a ser entregue pelo Moodle.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há pré-requisito

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação será feita considerando a entrega das atividades solicitadas, sendo necessário pelo menos 9 para o conceito S (Suficiente). Os outros conceitos serão I (insuficiente - reprovação) e F (Falta de informação - para o caso que o estudante tiver problemas decorrentes da situação excepcional que nos encontramos). Não haverá exame final.


Compartilhar: