Unicamp Diretoria Acadêmica

Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I (Turma AM035A) Imprimir

Disciplina: AM035 – Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I

Título do projeto: Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I

Professor Responsável pelo projeto: Profª. Maria Irma Hadler Coudry - matrícula: 048925 – Unidade IEL.

Número de Vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposições e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:

O processo de formação teórico-metodológica na área da Neurolinguística Discursiva

Alfabetização em processo.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

  1. Formação em Linguística e Neurolinguística Discursiva para sustentar a avaliação e o acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades no eixo fala, leitura e escrita. Discussão teórica e metodológica

  2. Neurolinguística e avaliação de linguagem

  3. Estudo das funções mentais superiores e seu papel no aprendizado

  4. Estudos das etapas fundamentais da infância

  5. O conceito de mediação do adulto em relação à criança

  6. Leitura e discussão crítica das patologias atribuídas às crianças na atualidade (Dislexia, TDAH, Déficit Intelectual, Déficit do Processamento Auditivo)

  7. Linguagem e sujeito: a construção da subjetividade

  8. Estudo de casos

  9. Análise de Dados

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que o aluno possa elaborar uma avaliação neurolinguística de leitura e de escrita, que possibilite olhar a criança para além do diagnóstico, analisando dados de escrita infantil e observando as hipóteses que o aprendiz formula.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

É desejável que os alunos pesquisem no Banco de Dados de Neurolinguística – BDN (vídeos, pastas, atividades, cadernos escolares, diagnósticos, relatórios, avaliações) referente ao CCazinho/IEL para produção da avaliação da disciplina.

OBS.: O CCazinho (Centro de Convivência de Linguagens/IEL) recebe, avalia e acompanha crianças e jovens que foram diagnosticados de uma patologia que afeta a relação fala, leitura e escrita e os insere no mundo das letras.

a) O aluno será avaliado pela participação nas atividades propostas pela disciplina e pelo desempenho na investigação do BDN.

b) Reflexão teórica a ser inserida no trabalho.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Embora preveja exame, nesta disciplina não será aplicado.


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