Unicamp Diretoria Acadêmica

LP200 - Currículo e Produção de Material Didático em Língua Materna - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Reflexão sobre o desenvolvimento curricular: dos documentos curriculares aos artefatos didáticos. Análise de documentos e propostas curriculares e de materiais didáticos impressos e digitais de língua portuguesa.

Bibliografia:

Bibliografia a ser atualizada e eventualmente ampliada quando do oferecimento efetivo da disciplina a cada semestre.

ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R.M.; LEMOS, S. D. V. (Orgs.) Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

CANGLINI, N. G. Creatividad y jóvenes: prácticas emergentes. In CANGLINI, N. G.; URTEAGA, M. Cultura y desarrollo: uma visión crítica desde los jóvenes. Buenos Aires: Paidós, 2012, p. 19-36.

CASALI, A. Saberes e procederes escolares: o singular, o parcial, o universal. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA I. C. A. (Orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001, p. 109-124.

CASALI, A. Ética e tecnologias no currículo: fundamentos para políticas e práticas. In: VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M.; COSTA J. W. Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso Editora, 2013, p. 279-296.

FEIXA, C. De La Generación@ a La #Generación: La juventude en la era digital. Barcelona: Ned Ediciones, 2014.

FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; TARTUCE, G. L. B. P.. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cad. Pesquisa, São Paulo , v. 34, n. 122, p. 411-423, ago. 2004 . 

LOPES, L. P. M. O novo ethos dos letramentos digitais: Modos de construir sentidos, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (org) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2012, p. 204-229

PACHECO, J. A. Currículo: Teoria e práxis. Porto, Porto Editora, 2001.

PIETRI, E. Os estudos da linguagem e o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (org) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2012, p. 18-37.

Reguillo, R. (2012) Culturas Juveniles: formas políticas del desencanto. Argentina, Siglo XXI, 2012.

ROJO, R,H. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: Moita-Lopes, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo, SP: Parábola Ed., 2013, p. 163-195.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

YOUNG. M. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas. V. 44. Nº 151. São Paulo: Fundação Carlos Chagas e Autores Associados, 2014, p. 190-202.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 45

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 19:00 - 23:00 CL13

Docentes:

  • Jacqueline Peixoto Barbosa

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A - CL13
20:00 A - CL13
21:00 A - CL13
22:00 A - CL13
23:00

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