Unicamp Diretoria Acadêmica

Planejamento Estratégico Imprimir

Processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação  entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os  objetivos organizacionais,
com a definição de estratégias alternativa. Reconhecer a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é,
como ela deseja estar daqui a alguns anos. Essa visão de longo prazo prevê mudanças que ajudem na diferenciação de negócio.
É importante lembrar que a estratégia deve ser constantemente reavaliada e reformulada,
uma vez que o processo de elaboração e implementação não é construído por base somente de questões concretas, mas de mecanismos complexos e variáveis.
Como trilhar o sucesso desta empreitada, idéias no entre linhas
- Exige esforço organizacional contínuo - Responsabilidade de todos
Gestores são os condutores e articuladores dessa jornada, que sozinhos não conseguem fazer as mudanças necessárias para atingir a visão de futuro definida
- Requer leitura compartilhada da organização e do ambiente
Acesso às mesmas informações e estejam vivendo a mesma história.
Se cada um enxerga apenas o seu pedacinho e não compreende como essa engrenagem opera dentro da grande máquina que é uma empresa, fica difícil motivar os colaboradores a atingirem suas metas.
- Traduz a estratégia em iniciativas concretas
A formulação de uma estratégia é a opção do que a organização precisa fazer para atingir a visão de futuro esperada.
Essa formulação é demonstrada por temas e objetivos estratégicos que estão conectados e juntos traduzem a estratégia em iniciativas concretas.
- Integra todas as camadas da organização
A construção da estratégia deve ser feita a muitas mãos, pois todos são afetados pela estratégia e/ou afetam a estratégia de alguma forma. O planejamento estratégico pode ser um instrumento para unir todos os colaboradores em prol de um propósito comum, ou seja, a visão de futuro desejada pela organização. Integrar significa compor um cenário de união e ajuda mútua, em que exista espaço para crescimento, pertencimento e aprendizagem.
- Conduz a uma visão de negócio futuro
Uma visão de negócio futuro é o propósito que a organização pretende atingir em um tempo pré-determinado. Um propósito precisa ser:
Válido: algo que traga benefícios para a organização, seja apropriado para o momento que o negócio vive e pertinente para o desenvolvimento da empresa.
Factível: um bom propósito precisa ser executável e não uma sentença de fracasso. Nada é mais desapontador e frustrante do que uma meta impossível de ser cumprida.
Interessante: as pessoas precisam acreditar no propósito e sentir desejo de contribuir para que ele aconteça. A ausência de motivação prejudica a conquista do propósito.
Difícil: se atingir o propósito fosse fácil ele não precisaria de um planejamento, não é mesmo? Pense em algo que seja diferente, desafiador, mas não impossível.

Plano Estratégico DAC_Oficina-FINAL _04mai15-1.pdf


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