Unicamp Diretoria Acadêmica

Oficinas Autorregulação da Aprendizagem (AM064) Imprimir

Disciplina: AM064 - Oficina Autorregulação da Aprendizagem

Título do Projeto: Autorregulação da aprendizagem no ensino superior

Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Soely Aparecida Jorge Polydoro – matrícula: 283077 – Unidade: FE

Corresponsável pelo projeto:

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

No caso de Projetos de Atividades, não haverá atribuição de sala de aula à turma. No caso de Exposição e Debates, haverá atribuição de sala de aula.

A carga horária referente aos encontros em sala de aula será conduzida como ensino remoto emergencial até que se tenha o retorno das atividades presenciais.

 No retorno das atividades presenciais, será necessária sala no ciclo básico II (PB).


Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

Oficinas de autorregulação da aprendizagem

Esta disciplina constitui-se por uma intervenção em autorregulação da aprendizagem voltada a estudantes provenientes dos curso de ensino superior oferecidos na Unicamp (graduação e Profis). Tem sido desenvolvida desde 2013 como uma parceria de docente da Faculdade de Educação, vinculado ao grupo de pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) e o setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante. 

Consiste em 4 créditos, sendo 2 realizados presencialmente (ou como ensino remoto emergencial) e 2 realizados na modalidade online.

Na disciplina são discutidos os seguintes temas: integração ao ensino superior; estabelecimento de objetivos; estratégias de aprendizagem; gerenciamento do tempo, memória; processo de autorregulação da aprendizagem; resolução de problemas; estudo diário e estudo para avaliação; ansiedade frente às provas; e autoavaliação.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

Propõe-se a realização encontros com alunos com o objetivo de apoiar o estudante no aprimoramento de seu processo de estudar e aprender, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem. Isto é, na possibilidade de o aluno gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas acadêmicas.

Elegeu-se o programa Cartas do Gervásio ao seu Umbigo (Rosário et al. 2006) para fundamentar as discussões na disciplina. Esse Programa foi escolhido tendo em vista que sua fundamentação teórica também era a adotada pelo Grupo de Pesquisa; a característica atrativa do material com uso de narrativa e aplicação de atividades; e os resultados positivos alcançados em pesquisa empíricas em diferentes instituições e países.

As atividades envolvem:

Leitura de textos, assistir vídeo-aula ou ouvir podcast produzidos ou indicados pelo professor com posterior produção escrita pelo aluno e entrega no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).

Participação em chats realizados no horário previsto da aula ou em Fóruns assíncronos após os alunos terem assistido a uma vídeo-aula produzida pelo professor ou selecionada em canais ou plataformas de livre acesso.

Participação em chats realizados no horário previsto da aula ou em Fóruns assíncronos após os alunos terem lido um texto proposto pelo professor.

Participação em aulas em tempo real por videoconferência realizadas no horário previsto da aula, por meio do Google Meet (duração de 30 a 40 minutos), com posterior realização de atividade postada no ambiente virtual de aprendizagem.

Participação em fóruns síncronos realizados no horário previsto da aula após os alunos terem lido um texto (ou atividade equivalente) proposto pelo professor.

Com o retorno das atividades presenciais, cada encontro inclui: atividade de aquecimento, leitura de uma das cartas, discussão de uma temática com uso de dinâmica de grupo e síntese do tema tratado.

Em ambos os contextos, os 2 créditos de atividades online (Moodle) visam a aplicação de cada uma das temáticas discutidas nas atividades de ensino remoto ou nos encontros presenciais no cotidiano acadêmico dos estudantes. Antes do encontro seguinte os estudantes recebem feedbacks individuais em que são indicados pontos de reflexão e sugestões de estratégias para o seu processo de estudar.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Participação ativa nos encontros síncronos, fóruns assíncronos, leituras e atividades reflexivas sobre o processo de aprender e estudar com uso de ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e Google Meet.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há pré-requisito, mas será dada prioridade de matrícula aos alunos que tiverem menor coeficiente de progressão (CP) e menor coeficiente de rendimento (CR) para que seja possível atender estudantes no início da formação e com indicadores de dificuldades acadêmicas.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação será feita considerando o mínimo 75% de frequência às aulas  e entrega das atividades orientadas, no prazo estabelecido, conforme  escala que segue:

1 ou 2 atividades – 1,0; 

3 ou 4 atividades – 2,0; 

5 ou 6 atividades – 3,0; 

7 ou 8 atividades – 4,0; 

9 atividades – 5,0; 

10 atividades – 6,0; 

11 atividades – 7,0; 

12 atividades – 8,0; 

13 atividades – 9,0; 

14 atividades – 10,0

A nota média para aprovação é igual ou maior que 5,0. Não haverá exame final.


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