Unicamp Diretoria Acadêmica

Encontros interculturais, povos indígenas e a universidade (Turma AM097A) Imprimir

Disciplina: AM097 - Encontros interculturais, povos indígenas e a universidade

Título do projeto: Encontros interculturais, povos indígenas e a universidade

Professor Responsável pelo projeto:  Prof. Alik Wunder / Faculdade de Educação

Professores Co-responsáveis pelo projeto: 

Josely Rimoli / Faculdade de Ciências Aplicadas

Carmen Lúcia Rodrigues Arruda

Joana Cabral de Oliveira

Número de Vagas: 

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates: 

Formas de contato:

Alik Wunder - awunder@unicamp.br - celular: 19-999408204

Josely Rimoli - josely.rimoli@fca.unicamp.br - celular: 19 99604-9108

Tema:

 - Palestra de abertura: convidada: Ms. Daiara Tukano, acadêmica e artista indígena do povo

Tukano

- Prof. Dra. Wilmar DÁngelis, Convidado/a indígena, estudante indígena - Diversidade linguística

dos povos indígenas

- Dr.Cláudia Wanderley, convidado/a indígena, estudante indígena: Epistemologias indígenas e

direito à propriedade intelectual

- Dr.Paulo Abati, convidado/a indígena, estudante indígena - Saúde e etnodiversidade

- Profa. Dra. Ana Maria Almeida, Fabiane Medina e estudante indígena - Direito das mulheres

indígenas e combate a desigualdade de gênero e violência sexual

- Profa. Dra. Joana Amaral, convidado/a indígena, estudante indígena - Etnodiversidade e saberes

indígenas

- Profa. Dra. Alik Wunder, Profa. Dra. Josely Rimoli, convidado/a indígena, estudante indígena -

Conhecimentos e práticas de cura na medicinas indígenas

- Profa. Dra. Verônica Fabrini convidado/a indígena, estudante indígena - Artes ameríndias e

conexões entre saberes e poéticas

- Prof. Dr. Wenceslao Oliveira Dias, Dra. Malu Arruda, convidado/a indígena, estudante indígena

Casa dos saberes Ancestrais: o que é casa?

- Prof. Dr. Wenceslao Oliveira Júnior, Profa. Dra.Alik Wunder, Profa. Dra. Naine Terena, Célia

Xacriabá, estudante indígena - Cinema e arte indígena

- Profa. Dra. Jacqueline Mendes, Profa. Dra. Teca Maher, convidado/a indígena, estudante

indígena - Etnoconhecimentos e educação escolar indígena

- Dra. Chantal Medaets e Profa. Dra. Alexandrina Monteiro convidado/a indígena, estudante

indígena - Ensino superior, permanência e presença indígena

- Palestra de encerramento: Davi Kopenawa - líder indígena do povo Yanomami

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

A disciplina será realizada de forma remota em encontros via Googlemeet e será é voltada aos

estudantes indígenas dos diversos cursos da Unicamp e demais estudantes interessados. A

disciplina reunirá pesquisadores/as e docentes de diversas unidades de núcleos da universidade

que pesquisam e trabalham com indígenas e suas produções culturais. A disciplina tem caráter

multidisciplinar e intercultural e tem como objetivo criar um espaço/tempo para que os/as estudantes

indígenas, pesquisadores/as e docentes da Unicamp e convidados/as indígenas compartilhem seus

conhecimentos e experiências de vida, reconhecendo as diferenças e as potências do diálogo e

das relações não-hierárquicas entre os conhecimentos científicos e dos povos originários.

Os/as estudantes indígenas da Unicamp provém de diferentes lugares do Brasil, de contextos 

diversos (cidades grandes, pequenas, aldeias) e pertencem a vários povos, mais de 30 atualmente.

Consideramos que esta diversa comunidade acadêmica possibilita uma riqueza de trocas e o

reconhecimento da multiplicidade das identidades indígenas no Brasil contemporâneo. O curso tem

a interculturalidade como conceito central entendendo que a inclusão dos/as jovens indígenas na

comunidade acadêmica envolve um complexo processo de interação cultural, entre diversas etnias

e comunidade acadêmica. Casa encontro da disciplina terá o formato de mesa redonda com a

participação de um pesquisador/as da Unicamp, um estudante indígena e um convidado

indígena. Neste sentido temos como princípio norteador de todo curso o reconhecimento e respeito

das diferenças, a relação não-hierárquica entres os conhecimentos acadêmicos de diversas

áreas. Esta proposta integra as ações da sub-comissão indígena da Comissão Assessora da

Diversidade Étnico-racial (CADER) ligada a Diretoria Executiva de Direitos Humanos.


Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Os estudantes participarão através da plataforma virtual Googlemeet realizando perguntas e

participando dos debates após as apresentações dos professores/as e convidados/as. Após cada

aula realizarão resumos que serão organizados na forma de um memorial que será entregue ao

final do curso como forma de avaliação.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

O curso é aberto a estudantes de qualquer curso de graduação da Unicamp, interessados nas

questões indígenas contemporâneas, no entanto serão priorizados na matrícula os estudantes

indígenas de graduação da Unicamp.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Os estudantes participarão através da plataforma virtual Googlemeet realizando perguntas e

participando dos debates após as apresentações dos professores/as e convidados/as. Após cada

aula realizarão resumos que serão organizados na forma de um memorial que será entregue ao

final do curso como forma de avaliação.


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