Educação para a Cidadania I:Extensão, Pesquisa e Ensino (EX012 - Turma A) Imprimir

Disciplina: EX012 -   Educação para a Cidadania I: Extensão, Pesquisa e Ensino

Professor Responsável pelo Projeto: Profa.  Andréa Marcondes de Freitas

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

A disciplina trata da educação para a cidadania, também conhecida como educação política. Os encontros ao longo do semestre serão guiados por teoria e prática de educação política, com a criação de ferramentas a serem testadas junto à comunidade interna e aplicadas junto à comunidade externa.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

O objetivo da disciplina é promover discussões a respeito da importância da educação para a cidadania, apontando e construindo ferramentas eficazes para a educação política, sejam elas lúdicas ou informativas. Neste sentido, a própria disciplina é uma ferramenta de educação política, uma vez que se espera, por meio da extensão universitária, formar agentes que estejam comprometidos com a educação para a cidadania. A disciplina será desenvolvida em três módulos, guiados pelas seguintes questões Módulo I Extensão e Educação política • Bases teóricas para a prática • Extensão universitária: para quê? • Educação política e seus efeitos Módulo II Ferramentas lúdicas de engajamento • As redes sociais: difusão de conhecimento e engajamento civil • Como informar: como desenvolver material didático e paradidático de forma atrativa • Gamificação: divertir pra ensinar • Como avaliar os resultados de uma ação Módulo III Desenvolvimento das atividades com a comunidade externa • Público-alvo: jovens de 13 a 18 anos e adultos de todas as idades • Escolas públicas e cursinhos populares O Módulo I é composto por três encontros e será inteiramente desenvolvido em sala de aula (encontros 1, 2 e 3). No Módulo 2 serão apresentadas algumas das ferramentas utilizadas pela equipe do Proeep nas atividades de extensão. Este módulo terá oito encontros, sendo dois encontros dedicados para cada ferramenta. Assim, no primeiro encontro de cada ferramenta, em sala de aula (encontros 4, 6, 8 e 10), os alunos serão apresentados aos princípios que orientam a utilização destas nas atividades de extensão, sendo apresentados, portanto, a exemplos da aplicação prática, fazendo exercícios que simulam a sua aplicação. No segundo encontro de cada ferramenta (encontros 5, 7, 9 e 11) faremos a aplicação da atividade na própria Unicamp, que funcionará como laboratório para as atividades que serão desenvolvidas a partir do encontro 12. O Módulo 3 da disciplina será inteiramente prático: o conjunto dos alunos será dividido em quatro grupos de atividade, conforme as atividades propostas no Módulo 2. Estas atividades serão aplicadas na comunidade externa da Unicamp, em escolas públicas e cursinhos populares (encontros 12, 13 e 14). No último encontro (encontro 15), os alunos realizarão a gincana “Política se Aprende” na Unicamp, com estudantes das três escolas ou cursinhos populares onde o projeto será desenvolvido. Com este conjunto de atividades pretendemos: 1. Incentivar o uso de ferramentas lúdicas para difusão de conhecimento. 2. Desenvolver ferramentas para difusão e engajamento da comunidade com a cidadania. 3. Incentivar a reflexão sobre nosso papel enquanto cidadãos e sobre os impactos que de nossas ações nas diferentes arenas da política. 4. Capacitar os alunos a utilizarem as redes sociais como ferramentas. 5. Capacitar os alunos no desenvolvimento de jogos. 6. Capacitar os alunos no desenvolvimento de material didático e paradidático.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que os discentes matriculados na disciplina não apenas cumpram os créditos necessários para aprovação, estando presentes e participando dos encontros teóricos e práticos, como também se envolvam nas atividades de extensão, a saber, testes e aplicações de ferramentas de educação política junto à comunidade interna e externa à universidade.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Os alunos serão avaliados pela sua participação nos encontros e pela qualidade do conteúdo produzido ao longo da disciplina. Ao final, produzirão um breve relatório, onde suas atividades serão detalhadas no formato de um portfólio.