Quilombos e Esfera Pública (EX009 - Turma A) Imprimir

Disciplina: EX009 - Quilombos e Esfera Pública

Professor Responsável pelo Projeto: Prof. José Maurício Paiva Andion Arruti

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

A existência de comunidades quilombolas no Brasil contemporâneo foi reconhecida muito recentemente. Elas se tornaram sujeitos de direito apenas como a Constituição de 1988, e as políticas públicas destinadas elas começaram a ser elaboradas apenas a partir de 2003, ainda assim, sobre frequente contestação, descontinuidades e graves ameaças. As ações de regularização fundiária dos territórios quilombolas, iniciadas no governo Lula, foram fragilizadas ainda no governo Dilma, interrompidas no governo Temer e estão sob o risco da total destruição no governo Bolsonaro. O atual presidente é prolífico em manifestações racistas e em promessas públicas de denegação dos direitos quilombolas. Enquanto isso, a imprensa mantém um largo desinteresse pela temática, o que decorre tanto quanto alimenta a desinformação da sociedade em geral sobre a temática. Diante deste quadro, são necessárias ações que tenham em vista a produção de informação qualificada, a partir do contato direto com as comunidades, os movimentos quilombolas, seus apoiadores e estudiosos, destinada à opinião pública, ao legislativo, ao judiciário e aos elaboradores e operadores de políticas públicas. Esta disciplina busca refletir e produzir a partir desta problemática, por meio da análise combinada da bibliografia, dos documentos públicos, das vozes quilombolas e dos modos pelos quais materiais são veiculados na imprensa, conformando uma opinião pública, um repertório de argumentos e justificações pros e contra as demandas e até mesmo a existência dessas comunidades.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que os alunos atendam aos objetivos dos quatro módulos que a disciplina será dividida: (i) introdução teórica à temática quilombola; (ii) oficinas sobre comunicação e mediação do conhecimento científico-acadêmico; (iii) treinamento técnico e prático, por meio da participação na produção do volume de relatórios dedicados ao acompanhamento crítico e ao balanço semestral das notícias sobre a temática quilombola veiculadas na imprensa nacional, regional e local, e mídias sociais, e (iv) produção de materiais didáticos ou paradidáticos com base nesses relatórios. Esta disciplina será oferecida em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Educação (FE) e com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). Parte das aulas do módulo 3 serão oferecidas nas instalações do Labjor.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há pré-requisito

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação será realizada por meio da frequência e participação nas aulas, somada à avaliação de um trabalho final.