Unicamp Diretoria Acadêmica

Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I (AM035 - Turma A) Imprimir

Disciplina: AM035 -  Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I 

Professor Responsável pelo Projeto: Profa.  Maria Irma Hadler Coudry 

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

 Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates: 

O processo de formação teórico-metodológica na área da Neurolinguística Discursiva. Alfabetização em processo.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

1. Formação em Linguística e Neurolinguística Discursiva para sustentar a avaliação e o  acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades no eixo fala, leitura e  escrita. Discussão teórica e metodológica.   

2. Neurolinguística e avaliação de linguagem.   

3. Estudo das funções mentais superiores e seu papel no ensino   

4. Estudos das etapas fundamentais da infância   

5. O papel do professor/adulto no ensinoda escrita/leitura   

6. Leitura e discussão crítica das patologias atribuídas às crianças na atualidade (Dislexia,  TDAH, Déficit Intelectual, Déficit do processamento Auditivo)   

7. Linguagem e sujeito: a construção da subjetividade   

8. Estudo de casos  

9. Análise de dado

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que o aluno possa elaborar uma avaliação neurolingüística de leitura e de escrita, que  possibilite olhar a criança para além do diagnóstico, analisando dados de escrita infantil e  observando as hipóteses que o aprendiz formula.  

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

 É desejável que os alunos pesquisem na internet e no Banco de Dados de Neurolinguística - BDN (vídeos, pastas, atividades, cadernos escolares, diagnóstocos, relatórios, avaliações) referente ao CCazinho/IEL para se preparar para a avaliação da disciplina. 

OBS: O CCazinho (Centro de Convivência de Linguagens/IEL) recebe, avalia e acompanha crianças e jovens que foram diagnosticados de uma patologia que afeta a relação fala, leitura e escrita e os insere no mundo das letras.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Os alunos serão avaliados mediante uma prova a ser feita em sala de aula, com consulta, acerca de  temas teóricos, análise crítica e de dados, argumentando contra a patologização da infância. Embora preveja exame, este não será aplicado.  


Compartilhar: