Unicamp Diretoria Acadêmica

Conhecimento Interpretativo de futuros professores e conexões com a prática profissional futura (AM110 - Turma A) Imprimir

Disciplina: AM110 - Conhecimento Interpretativo de futuros professores e conexões com a prática profissional futura

Título do Projeto: Crise e Colapso

Professor Responsável pelo Projeto: Prof. Carlos Miguel Silva Ribeiro  – matrícula: 310337 – Unidade: FE

Número de vagas

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

A disciplina contemplará vários temas, capacidades e competências tendo em consideração as especificidades do conhecimento especializado e do Conhecimento Interpretativo do professor; as relações desse conhecimento com a atuação profissional do professor tanto em sala de aula como na preparação e reflexão sobre a prática e na preparação e implementação de tarefas para os alunos. Todos os temas são considerados na perspectiva de promover o desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo e Especializado dos futuros professores da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, mas considerando que o que se faz em cada uma destas etapas educativas tem de possibilitar abordagens futuras, de modo a minimizar problemáticas de transição em termos da adequação eminente em cada área de conhecimento específica – tomando por base das discussões resultados de pesquisa e de contextos de formação no âmbito da matemática.  
Consideram-se, de forma imbricada os documentos oficiais e artigos de divulgação e investigação; capacidades transversais, metodologias, orientações para a prática letiva e conhecimento do professor envolvido numa efetivação do desenvolvimento de um conhecimento (matemático) nos alunos (entender o como e por quê); artigos de divulgação e investigação como instrumento de trabalho do professor; diferentes temas matemáticos que são problemáticos para as crianças e os alunos – como ponto de partida para as discussões –; Conhecimento Interpretativo e Conhecimento Especializado do Professor; conhecimento especializado do professor envolvido, implicado e requerido para a preparação e implementação de tarefas com objetivos de sustentar as aprendizagens futuras e na interpretação e atribuição de sentido a comentários, erros, soluções alternativas (fundamentalmente pouco usuais) dos alunos; tarefas e o (no) contexto de sala de aula; dificuldades típicas dos alunos em vários temas, competências e capacidades (matemáticas); situações críticas da prática do professor que se tornam críticas nas aprendizagens dos alunos em determinado tema.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que o estudante participe ativamente nas discussões propostas: que traga situações e contextos e temas matemáticos que são problemáticos e proponha tarefas para a sala de aula a serem implementadas com os alunos - em contextos de prática simulada. Serão discutidas as especificidade e potencialidades para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos da abordagem pedagógica sustentada no ciclo Individual-Coletivo-Individual (ICI) e Pequeno Grupo-Coletivo-Pequeno Grupo (PCP) e espera-se a participação ativa em cada um desses momentos dessa metodologia de trabalho.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há pré-requisito

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação envolve a participação das atividades das aulas e um trabalho de grupo – apresentação e trabalho escrito. A apresentação corresponde a um contexto de prática simulada de implementação de uma tarefa. O documento final escrito deverá ser resultado das discussões da disciplina e deverá discutir alguns dos aspetos centrais abordados – será fornecido um possível template e indicado um conjunto de possíveis congressos onde submeter o texto (espera-se que o texto tenha qualidade para ser publicável


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