Antropoceno: desafios da complexidade ambiental (EX004 - Turma A) Imprimir

Disciplina: EX004 - Antropoceno: desafios da complexidade ambiental

Professor Responsável pelo Projeto: Profa. Gabriela Castellano

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

Biodiversidade e funcionamento de ecossistemas; Perda da biodiversidade: causas e consequências; Serviços ecossistêmicos e qualidade de vida humana; Mudanças climáticas: Riscos, Adaptação e Mitigação; Poluição e Intoxicação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Governança: desafios atuais, cenários futuros e trajetórias possíveis.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

Divulgar, para um público o mais amplo possível, a atual emergência ambiental que estamos vivendo, e suas interações e desdobramentos sociais, políticos e econômicos. Promover o desenvolvimento de material escrito e audiovisual para divulgar esse assunto em mídias sociais e eletrônicas em geral, para além dos muros da universidade; ou o desenvolvimento de projetos de atuação relacionados às questões tratadas.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que os estudantes leiam material relativo aos temas que serão tratados em cada aula e participem de discussões realizadas em cada aula na forma de rodas de conversa. Ao final do curso, espera-se que os estudantes desenvolvam um projeto relacionado aos temas discutidos: o projeto deverá ser ou no sentido de divulgação, ou no sentido de atuação em relação a esses temas.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há pré-requisito

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação estará relacionada à participação do aluno nas aulas e ao desenvolvimento do projeto. Também será requerida presença de 75% nas aulas.