Reflexões Sobre Identidade e Participação Social Crítica na Atualidade (Turma AM020B) Imprimir

Disciplina: AM020 – Grandes Temas da Atualidade

Título do projeto: Reflexões sobre identidade e participação social crítica na atualidade.

Professor Responsável pelo projeto:

Profª. Denise Bértoli Braqa - matrícula: 309018 – Unidade: IEL

Número de Vagas:

Data, hora e local da primeira reunião:

Formas de contato:

Formas básicas de desenvolvimento das atividades:

Tema: Reflexões sobre identidade e participação social crítica na atualidade.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

A proposta da disciplina é discutir questões de identidade e das formações plurais que constituem a sociedade contemporânea. Serão enfatizados aspectos ligados à diversidade cultural e linguística que caracterizam as relações sociais na atualidade. Essas discussões serão realizadas a partir da leitura de dois livros, principalmente, quais sejam, o livro intitulado identidade, de Zygmunt Bauman, e a obra organizada por Denise Braga, Tecnologias digitais de informação e comunicação e participação social, que visa à discussão sobre ação social crítica na sociedade digital.
As reflexões a serem realizadas visam construir uma perspectiva crítica que permita validar a heterogeneidade constitutiva da malha social e também resgatar valores mais humanísticos, na busca construir uma sociedade mais ética, a partir de nossa atuação em diferentes áreas acadêmicos e esferas profissionais.
Essas discussões serão realizadas no horário do almoço ( 12h00 às 14h00) para viabilizar a participação dos alunos interessados. Os encontros serão semanais, em uma sala de aula do lEL, às quartas-feiras.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Leitura crítica dos capítulos selecionados das mencionadas obras, participação nos debates e apresentação de um seminário em grupo.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Interesse na disciplina.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Participação do aluno nas discussões e apresentação de seminário.