Antropoceno: Desafios da Complexidade Ambiental (Turma AM088A) Imprimir

Disciplina: AM088 - Antropoceno: Desafios da Complexidade Ambiental

Título do projeto: Antropoceno: Desafios da Complexidade Ambiental

Professor Responsável pelo projeto: Profª. Gabriela Castellano - matrícula: 287019 – Unidade: IFGW

Professores Co-responsáveis pelo projeto:

Profª. Cristiana Simão Seixas - matrícula: 294133 – Unidade: IB

Prof. Luiz Marques - matrícula: 198735 - Unidade: IFCH

Profª. Emilia Wanda Rutkowski - matrícula: 117013 – Unidade: FEC

Número de Vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Cristiana Simão Seixas (NEPAM/IB), tel: 3521 5165, ramal; 15165, e-mail: cristiana.seixas@gmail.com

Emília Wanda Rutkowski (FEC), tel: 3521 2372 , ramal 12372, e-mail:  emilia@fec.unicamp.br

Luiz Marques (IFCH), tel: 11.996006189, e-mail: Iuiz.marques4@gmail.com

Gabriela Castellano (IFGW), tel: 3521 5519, ramal: 15519, e-mail:  gabriela@ifi.unicamp.br

Tema:

A complexidade das interrelações envolvendo o ser humano e as várias facetas que compõem o meio-ambiente.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

As aulas consistirão de breves exposições (30 a 40 min), dentro de um dos quatro eixos propostos (1. Mudanças climáticas; 2. Declínio da biodiversidade; 3. Poluição e intoxicação dos organismos; 4. As propostas e políticas em pauta para mitigação e adaptação a curto e médio prazo, com ênfase no papel da ciência e da Universidade), por um dos professores envolvidos, seguidas de uma roda de conversa para debate do tema.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que os estudantes leiam material relativo aos temas que serão tratados em cada aula e participem de discussões realizadas em cada aula na forma de rodas de conversa. Ao final do curso, espera-se que os estudantes possam debater e pensar ações no sentido de divulgação dos temas discutidos e/ou de atuação em relação a esses temas.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Não haverá avaliação. A aprovação no curso estará condicionada ao aluno obter 75% de presença nas aulas.