Unicamp Diretoria Acadêmica

EC770 - Educação Não-Formal no Ensino de Ciências e Matemática - 2S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa: Reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da educação não formal na área de Ciências e Matemática. Estrutura e organização de espaços não formais de ensino, como Centros e Museus de Ciências e Matemática. Processos de ensino e aprendizagem em espaços não formais. Letramento científico e divulgação da ciência. Contribuições dos espaços não formais para o ensino escolar.

Bibliografia:

-ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa; FIGUEIRÔA, Silvia. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. Revista do EDICC-ISSN 2317-3815, v. 1, 2012. Bragança Gil, F. (2002). University Museum. Museologia, 2(1), 1–7. BRILHA, José Bernardo Rodrigues. A importância dos geoparques no ensino e divulgação das Geociências. Geologia USP. Publicação Especial, v. 5, p. 27-33, 2009. Cazelli, S., & Valente, M. E. (2019). Incursões sobre os termos e conceitos da educação museal. Revista Docência e Cibercultura, 3(2), 18–40. Chagas, M., & Gouvêa, I. (2014). Museologia social: Reflexões e práticas (à guisa de apresentação). Cadernos do CEOM, 27(41), 9–22. da Glória Gohn, M. (2014). Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação, 2(1). DE SOUZA, Daniel Maurício Viana. Ciência para todos? A divulgação científica em museus. Ciência da Informação, v. 40, n. 2, 2011. FAUSTIN, Gustavo Augusto Assis et al . Mulheres negras nas exatas: debates em espaço de educação não formal. Educ. quím, Ciudad de México , v. 33, n. 2, p. 219-234, 2022 . Garner, J.K., Kaplan, A., & Pugh, K. (2016). Museums as contexts for transformative experiences and identity development. Journal of Museum Education, 41(4), 341–352. Gomes, I., & Cazelli, S. (2016). Formação de mediadores em museus de ciência: Saberes e práticas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 18(1), 23–46. GUERRA, Antonio Carlos O. et al. O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 903-914, 2015. HEERING, Peter. Science museums and science education. Isis, v. 108, n. 2, p. 399-406, 2017. Henning, E. (2020). From colonial curiosity to the community: South African museums as emerging social hubs. South African Museums Association Bulletin, 42, 9–20. Lourenço, M. (2005). Between two worlds: The distinct nature and contemporary significance of university museums and collections in Europe [Unpublished PhD dissertation]. Conservatoire National des Arts et Métiers. Retrieved January 16, 2025, from https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~mclourenco/ MARANDINO, Martha. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 85-100, 2001. Murriello, S., Contier, D., Knobel, M., & Taves, S. J. (2006). O nascimento do Museu de Ciências da UNICAMP: Um novo espaço para a cultura científica. In Cultura científica: Desafios (pp. 199–231). São Paulo: EDUSP. O MUSEU INTERATIVO DE MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Origins Centre Museum Strategic Plan. (2021). Origins Centre Museum 2021–2025 (Version 3.1). Draft Plan. Johannesburg: Origins Centre Museum University of the Witwatersrand. Pasqualucci, L. (2020). Cultura, fenômenos sociais e currículo do ensino superior: Articulações via museu e universidade. Cadernos de Sociomuseologia, 60(16), 3–20. Pavão, A. C., Coelho, F., & Estévez, M. R. (2021). Espaço Ciência: oásis de conhecimento, diversão e cidadania: O museu é um poderoso instrumento, talvez o melhor, para a difusão do conhecimento. Inovação & Desenvolvimento: A Revista da FACEPE, 1(5), 12-17. PIMENTEL, Q. F.; CARVALHO, E. T. de. The Contribution of an Ecological and Environmentalist Association to the Teaching of Sciences in de Jaciara: limits and possibilities. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e29881219, 2019. Plaza, C. (2022). Museums in universities: Predicaments and potentialities. Museum International, 74(1–2), 74–85. https://doi.org/10.1080/13500775.2022.2157563 Rocha, J. N., & Marandino, M. (2020). O papel e os desafios dos mediadores em quatro experiências de museus e centros de ciências itinerantes brasileiros. Journal of Science Communication – América Latina, 3(2), 1–22. Silva, M. A. da. (2020). Formação de novas geraçõe

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 20

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 19:00 - 23:00 IF11

Docentes:

  • Guilherme Stecca Marcom

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A - IF11
20:00 A - IF11
21:00 A - IF11
22:00 A - IF11
23:00

Compartilhar: