Você está aqui: página inicial graduação diploma revalidação de diploma
Ações do documento
  • Imprimir esta página

Revalidação de Diploma

É o processo pelo qual os diplomas de cursos de Graduação, emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, são declarados equivalentes aos títulos constantes no Brasil, devendo os mesmos serem registrados para que tenham validade nacional.

Somente podem ser revalidados diplomas de cursos oferecidos pela Unicamp e que sejam reconhecidos.

Caso o curso não conste entre aqueles oferecidos pela Unicamp, deve-se verificar se existe outro equivalente.

A revalidação de diploma está regulamentada pelas Deliberações CONSU–A–16 de 02/08/2011.

Procedimentos

O interessado deve preencher o formulário de revalidação de diploma e entregá-lo pessoalmente no atendimento da DAC, de segunda a sexta-feira, no horário das 9:00h às 14:00h, juntamente com os documentos constantes no Artigo 1º da Resolução DAC nº 01/2011 em cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais.

Para estrangeiros, na ausência de carteira de identidade brasileira, apresentar passaporte e respectivo visto válidos.

Para comparar a grade curricular acesse o catálogo dos cursos de graduação, selecione o catálogo do ano corrente, em seguida em "cursos", escolha seu curso e clique em "currículo pleno". Verifique qual a disciplina cursada na Instituição de origem que equivale àquela oferecida pela Unicamp. Para obter a carga horária das disciplinas oferecidas pela Unicamp, multiplique por 15 a quantidade de créditos (C) de cada disciplina.

A documentação de origem estrangeira deve ser autenticada pela autoridade consular brasileira, exceto documentos provenientes de países que possuem acordo com o Brasil, atualmente são os seguintes:

  • França;
  • Argentina, necessário apenas autorização de sua Chancelaria.

Aos refugiados, na impossibilidade de exibir seu diploma e histórico escolar, é permitido o suprimento pelos meios de prova admitidos em direito.

Após efetuada a inscrição, a Unidade de Ensino responsável pelo curso, nomeia uma Comissão para a análise da solicitação, cuja manifestação deve ser aprovada pela Congregação da Unidade e encaminhada à Comissão Central de Graduação (CCG) para emissão de parecer.

Se aprovada a revalidação sem a necessidade de cursar disciplinas ou realizar provas, a DAC convoca o interessado para apresentar o diploma original, acompanhado de comprovante de recolhimento da taxa relativa ao registro, efetua o apostilamento e encaminha para assinatura do Reitor e posterior registro, ficando este à disposição do interessado, no atendimento da DAC.
Se aprovada a revalidação com a necessidade de cursar disciplinas ou realizar provas, a DAC convoca o interessado para tomar ciência da decisão, informa a necessidade de recolhimento das taxas estabelecidas para cada disciplina a ser cursada ou para a realização de provas, e recebe o comprovante do recolhimento da taxa, a cada inscrição. Cumpridas as exigências, convoca o interessado para apresentar o diploma original, acompanhado de comprovante de recolhimento da taxa relativa ao registro, efetua o apostilamento e encaminha para assinatura do Reitor e posterior registro, ficando este a disposição do interessado, no atendimento da DAC.
 
Em caso de reprovação, o processo deve ser encaminhado à DAC para ciência do interessado e arquivo.

Informações sobre as taxas podem ser obtidas em Taxas sobre Serviços Administrativos.

Diplomas Revalidados Disponíveis para Retirada.